sexta-feira, 13 de abril de 2018

COORDENADOR EXECUTIVO DO PACTO PELA PAZ, FALA DAS AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO PARA MELHORIA DE VIDA DO POVO MARANHNESE


Delegado Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, programa do Governo do Estado referência Nacional

Em entrevista concedida a reportagem SJNOTÍCASMA, o delegado Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, falou que o governador Flávio Dino, constituiu  esse programa de governo, através da lei 10.387, de 21 de dezembro de 2015, tendo como objetivo realizar ações conjuntas das Forças de Segurança do Estado compostas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Copo de Bombeiros Militar do Maranhão junto a sociedade por intermédio das comunidades, realizando políticas públicas de segurança para o cidadão maranhense difundindo a cultura da paz.

Disse que com o lançamento do Programa Pacto Pela Paz, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão com os organismos de segurança, passaram a discutir a políticas públicas de combate a criminalidade, junto aos Concelhos Comunitários Pela Paz, constituídos na Região Metropolitana de São Luís assim como nas cidades do interior maranhense.

Ressaltou que o Pacto Pela Paz, não é apenas um programa de ações conjuntas das Forças de Segurança, mas mas também uma integração entre varias secretarias de governo e outros órgãos como a Defensoria Pública, o poder judiciário, Sebrae, Sesc, Senai, Vale, CDL dentre outros órgão que participam desse programa de governo.

Falou que Além da SSP outras secretarias estão engajadas nesse grande programa social do Governo do Maranhão, dentre elas estão: A secretária de Saúde, Educação, Infraestrutura e Direitos Humanos que colaboram com o Pacto Pela Paz, que é acima de tudo um programa de governo usado como instrumento de cidadania para a população maranhense.

                    Governador Flávio Dino destacou importância dos conselheiros no sistema público de segurança. Foto: Gilson Teixeira/Secap
                    

Informou que o Pacto Pela Paz trouxe grande benefício ao Estado. Na área da segurança pública, as forças de segurança do Maranhão tiveram aumento no seu efetivo, reaparelhamento no sistema de segurança do Estado, cursos de capacitação que garantem, qualidade nos trabalhos administrativos e operacionais, restruturação e construção de novos prédio de unidades prisionais, delegacias, e unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil do Maranhão, o que contribuiu para uma diminuição significativa da criminalidade no Estado, tirando São Luís da lista das 50 cidades do mundo com alto índice de criminalidade.

Tudo isso graças aos programas de segurança pública desenvolvidos pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, que tem com secretário o delegado Jefferson Portela que não tem medido esforços para garantir ao cidadão maranhense tranquilidade e segurança.

Nunca na história do Maranhão houve tantas promoções de praças e oficias militares, chegando a milhares de promoções nesses três anos do governo Flávio Dino. na Na área de saúde, foram construídos novos hospitais no interior do Estado proporcionando saúde com qualidade nos municípios maranhenses.

Na área da educação, houve restruturação e construção de escolas, são 700 escolas dignas em todo o Estado, sem contar que no Maranhão o governo paga o melhor salário ao professores do país. 

Em outras áreas o governo tem desenvolvido, sociais e programas habitacionais, para a população carente, com trabalho de infraestrutura. Pavimentando, restruturando e construindo, mais estradas e mais asfaltos nas cidades do interior maranhense.

                   

                   
                  Conselheiros de todo o Estado prestam juramento e assumem compromisso para a melhoria para a segurança estadual. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Conselheiros de todo o Estado prestam juramento e assumem compromisso para a melhoria da segurança no Maranhão.

Todo esse trabalho, faz parte do Pacto Pela criado no governo Flávio Dino. Programa que hoje é referência Nacional, que contribuiu para que o Maranhão fosse o Estado que mais cresceu em 2017.

Nesse ano não vai ser diferente, com os programas que estão sendo desenvolvidos pelo governo do Maranhão, alcançaremos a meta no final de 2018 como Estado que mais implantou programas de crescimento, desenvolvimento e programas sociais proporcionando: Segurança, saúde, educação, moradia e melhores condições de vida para o povo do Maranhão.


   ASSISTA AQUI A ENTREVISTA





Veja aqui vídeo institucional do Governo do Estado

                                          





                                              
                                               Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                       OJIE



                                                                  Por: Stenio Johnny
                                                           Repórter Investigativo
                                                                  RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.