domingo, 12 de novembro de 2017

SECRETÁRIO REALIZA PALESTRA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NO AUDITÓRIO DA UFMA



O Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela, proferiu na quinta-feira(09) no auditório da Universidade do Maranhão(UFMA), palestra sobre ação das forças de segurança do Estado no combate a criminalidade. Falou que esse encontro visa a aproximação dos agentes públicos de segurança com os agentes sociais de segurança

Disse que a ação policial é de responsabilidade da polícia e que ação do controle social da violência e crime é uma ação de responsabilidade de todos nós na linha que estabelece a Constituição Federal. Por tanto é um dever de todos e obrigação de cada Estado garantir a segurança ao cidadão e nesse sentido estava sendo realizada a palestra sobre segurança pública destinada a Região Sul de São Luís que compreende a área Itaqui-Bacanga, na presença de representantes dos Concelhos do Pacto Pela Paz, associações da sociedade civil, além de representantes das Polícias Civil, Militar Corpo de Bombeiros Militar e guarda municipal

Falamos sobre a política de proximidade com a comunidade, para juntos fazermos uma análise dos problemas das ruas dos bairros e da cidade,  o efeito das ações se torna mais eficaz quando o agente público de segurança troca ideia com a sociedade Civil, pois o cidadão que mora naquele bairro, sabe mais do que ninguém dos problemas sociais existentes no local onde mora, dando condições ao agente público agir de maneira em que possa realizar uma melhor intervenção policial para solucionar o problema de segurança naquela área. Disse!

Das prisões que foram feitas dos indivíduos pertencentes as quadrilhas que fazem parte do crime organizado que hoje se encontram em liberdade concedida pela justiça, o secretário de segurança falou, que é preciso que haja mais rigor da justiça com os bandidos de alta periculosidade, disse que recentemente um criminoso de alta periculosidade, que foi preso e com ele foram apreendidos 10 fuzis que estavam no interior da lataria do carro que ele se encontrava, foi solto pela justiça sem se quer usar tornozeleira.

Esse e outros bandidos presos pela polícia acabam sendo soltos pela justiça, sem que haja rigor na lei.
"Não Podemos tratar um Fernandinho Beira Mar e um Marcola da forma que se trata um criminoso de rua que comete crimes de menor potencial".  É necessário mudanças no Código Penal Brasileiro, para que esses criminosos tenham penas mais severas. Isso iremos debater no dia 13 em Brasília-DF, com parlamentares e ministros da Justiça e STJ Falou!

Sobre a sua desistência da candidatura a deputado federal pelo PC do B

Jefferson Portela  falou, que política  é uma questão pessoal que pode ficar em segundo plano, que a sua desistência da candidatura é para que ele possa ter um tempo maior dedicado a segurança pública no Maranhão, o que é a prioridade do governador Flávio Dino. Combater a criminalidade, dando maior segurança a população promovendo políticas públicas de segurança ao cidadão maranhense com o total apoio do Governo do Estado. Concluiu!

A palestra sobre segurança pública no Maranhão proferida pelo Secretário Jefferson Portela, faz parte da nova edição da Exposição de Segurança do Maranhão(EXPOSEGMA), que na área sul de São Luis, tem  como coordenador o Coronel PM Oldair Santos da reserva remunerada, que hoje presta relevantes serviços as comunidades, realizando palestra com lideres comunitários, agentes públicos de segurança e acompanhando de perto os trabalhos da polícia comunitária na segurança do cidadão que mora em comunidade carentes.

Em entrevista a nossa reportagem, coronel Odair falou que esse trabalho da Polícia Militar junto as comunidades é muito importante pois através dele é gerado uma interação social entre a PMMA e  a sociedade. Falou que segurança pública não é apenas um caso de polícia, mas sim de integração e ação social e hoje as instituições que integram o sistema de segurança do Estado compostas pelas Polícias Militar, Civil, Corpo de bombeiros Militar e DETRAN, realizam ação social em São Luís e no interior maranhense com o intuito de mostrar a população esse movimento interativo.

O coronel ressaltou que esse trabalho de prevenção através de contato diário com as comunidades mostrando que as forças de segurança estão ao lado do cidadão, não só com aparato policial mas também levando palestras e sobre tudo dando orientação aos jovens como maneira de prevenção para que eles não entrem no mundo das drogas e outras ações sociais que estão sendo realizadas, tem trazido resultados positivos contribuindo para a redução do índice de criminalidade em todo o Maranhão tendo uma queda significativa. 

Falou que em tempos passados a polícia ficava de um lado e a população de um outro lado, hoje o que nós observamos quando nós chegamos nas comunidades, a população conhece o seu policial, graças a esta interação que está havendo entre polícia e cidadão. É Importante que se diga que o policial nada mais é do que um cidadão brasileiro, com a missão de dar segurança a sociedade.

Disse que o sistema de segurança do Estado está envolvido nesse trabalho contribuindo para que o Maranhão tenha dias melhores, com melhor qualidade de vida em um Estado crescente, desenvolvido com um sistema de segurança eficaz para proteger a sociedade que se sentirá mais tranquila e mais segura. Isso nos motiva a dar tudo de nós para que os nossos policiais interaja com sociedade e realize ações comunitárias dando total assistência as comunidades não só na capital mas em todo  Estado. Conclui!

No evento mesa foi composta pelo Secretário Jefferson Portela, Coronel Frederico Pereira comandante Geral da PMMA, Major André comandante do 1ºBPMMA, Delegado Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Delegada Viviane Azanbuja, chefe do Departamento de Feminícidio da Polícia Civil do Maranhão, Perito Miguel Alves Superintendente da Polícia Técnico-Científica e o coronel Oldair, Coordenador  da EXPOSEGMA, na área Itaqui-Bacanaga.




https://youtu.be/IqiQczzSroY




ASSISTAM AQUI AS REPORTAGENS


                                                SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA


                                         CEL. PEREIRA COMANDNTE GERAL DA PMMA

 DICIVAL GONÇALVES COORDENADOR DO PACTO PELA PAZ
                                         

DELEGADA VIVIANE CHEFE DO DP. DE FEMINICÍDIO
                                        



                                        MAJOR ANDRÉ COMANDANTE DO 1ºBPMMA


CORONEL ODAIR COORDENADOR DA EXPOSEGMA ÁREA ITAQUI-BACANGA
                                          







                                         
                                            Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                OJIE



                                                                  Por Stenio Johnny
                                                       Radialista/Repórter investigativo
                                                                  RPJMA- 0001541
                                                           


Um comentário:

  1. Pela quantidade de pessoas, dá para se imaginar a credibilidade e o prestígio que o Secretário tem....kkkkkkk

    ResponderExcluir

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.