quarta-feira, 8 de novembro de 2017

DELEGADO SEBASTIÃO UCHÔA FALA DOS SEUS 19 ANOS NA POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO


                      A imagem pode conter: 1 pessoa, terno
                                         DELEGADO SEBASTIÃO UCHÔA

Há exatamente 19 anos tomava posse no cargo efetivo de Delegado de Polícia Civil neste receptivo estado do Maranhão.

Na verdade, já ingressei em 1997 qdo no Curso de Formação Policial na Academia Nacional de Polícia em Brasília.

Embora bastante novo entre 28/29 anos, já vinha de uma boa experiência nos campos penitenciário, segurança pública municipal e minha querida Marinha de Guerra do Brasil com quase cinco anos de serviços prestados ao Brasil nas fileiras daquela força armada do meu ainda amado Brasil.

Lembro-me onde me hospedei no Centro de São Luís, mais precisamente no hotel Lordy que funcionava ao lado da Igreja da Sé, conforme fotos anexa.

                                A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Fui muito bem recepcionado pelo então Secretário da então GERÊNCIA DE ESTADO DA SEGURANCA PUBLICA, JUSTICA E CIDADANIA- GEJUSPC, Raimundo Soares Cutrim, hoje deputado estadual pela terceiro mandato e ultra merecedor, uma vez àquelas dedicações técnicas à referida pasta quase de forma doentia, onde também me dava bastantes conselhos profissionais, e caso os tivesse ouvido na sua totalidade, não teria me decepcionado (como vários colegas, acredito) por um colega de turma que pregava uma postura, hoje revelado uma pessoa extremamente prejudicial à Segurança Pública do Maranhão, uma vez ser apenas um ser político sem qualquer histórico técnico de relevantes serviços prestados à nossa corporação Polícia Civil, e infeliz e politicamente, investido no comando do próprio Sistema de Segurança Pública Maranhense no governo estadual em curso, embora tudo passa, cuja fragmentacao e desmotivação interna funcional hoje é a triste realidade.

Contudo, nada melhor que um dia após o outro...pois "minha" adotada Polícia Civil é maior que um único homem. Acredito nisso...

                           A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, barba e área interna
                           A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Da posse no antigo prédio.da Refersa para cá, passei pela Delegacia Municipal de Pastos Bons, Direção da Casa de Detenção, Supervisão do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Delegacia Regional de Pinheiro, Supervisor do Centro Integrado Área Leste (Maiobão), Superintendência de Polícia Civil da Capital, Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da então SEJUC a convite do meu querido e eterno Procurador de Justiça Carlos Nina Cutrim, diversas delegacias na Capital, Diretor da Academia Integrada de Segurança Pública a convite da então grande Secretária da Secretaria de Estado da Segurança Cidadã, Euridice Nobrega Vidigal, voltando para Distrito Policial do 11DP, reassumindo a Superintendência de Polícia Civil da Capital a convite do ex-secretário da SSP Aluísio Mendes, hoje também merecidamente com mandato de Deputado Federal e a convite da então Governadora Roseana Sarney.



                            Resultado de imagem para FOTOS SEBASTIÃO UCHÔA
                             Resultado de imagem para FOTOS SEBASTIÃO UCHÔA

Assumi o comando da combalida Secretaria de Estado de Administração Penitenciária-SEJAP, com o compromisso de recolocar a pasta nos eixos ante os sucessivos graves episódios eclodidos entre os anos de 2009/2010 e 2011, cujos esforços e "bom combates" realizados, resultaram numa reestruturação de toda a pasta, ainda que com inúmeros sacrifícios pessoais e de grande parte da equipe, mas com a consciência do dever cumprido, fizemos o que pôde ser feito, sempre dentro da lei, moral e ética pertinentes, mesmo diante de tantas represálias, e atualmente com exercícios nos Plantões de Polícia Judiciária na Capital, mais precisamente por mais alguns meses, pois com a bênção de Deus e minha eterna gratidão a Ele, famílias lá de Recife e a constituída aqui com a especial chegada de nosso filho maranhense Carlos Henrique, bem como ao povo maranhense que com muito carinho, respeito e zelo, sempre bem me recepcionou, assim como aos colegas e amigos das corporações Polícia Civil, Militar, Corpo de bombeiro e uma boa parte dos bons agentes Penitenciários, deverei ir para as fileiras da aposentadoria, já que labuto desde de junho de 1985.

                 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno


Assim, aos meus saudosos país Carmem Célia de Britto Uchôa e Joaquim Veloso Uchôa, à minha tb saudosa tia-mãe Maria das Mercês Veloso Uchôa, minha eterna gratidão por esses quase 20 anos de Maranhão.

Aos ex-governantes do estado do Maranhão nas pessoas dos ex-governadores do estado Roseana Sarney, José Reinaldo, Jackson Lago e novamente Roseana Sarney, por meios dos seus ex-secretários da pasta SSP, minha eterna gratidão, respeito diante de todos os convites técnicos, onde saibam: estao sempre em minhas orações. Obrigado Maranhão, São Luís e Sao José de Ribamar e demais órgãos públicos federais e estaduais pelos títulos recebidos no período acima.


Por fim, obrigado Violeta Botêlho Uchôa, minha companheira a qual me fez lembrar a data de hoje, cuja inspiração me impeliu a postar este documentário profissional.

E vamos que vamos, pois na caminhada da vida, só temos que caminhar!




SEBASTIÃO UCHÔA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.