sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SUPERINTENDENTE D ASPTC FALA DOS TRABALHOS DA PERÍCIA CRIMINAL NO MARANHÃO


                     Resultado de imagem para FOTOS MIGUEL ALVES SUPERINTENDENTE

A reportagem SJNOTÍCIASMA, esteve na quarta-feira(20), na Secretaria de Estado da Segurança Pública, conversando com o Perito Criminal Miguel Alves, Superintendente de Polícia Técnico-Cientifica, oportunidade em que falamos sobre os trabalhos dessa superintendência no na capital e no interior maranhense.

O Superintendente falou que inicialmente fez questão de destacar o trabalho que vem sendo realizado em todo Estado pela unidade móvel do Instituto de Identificação, no atendimento das demandas no que diz respeito a emissão de carteira de identidade.

Falou que antes havia uma certa dificuldade na emissão desse documento, o que foi solucionado através da equipe móvel fazendo vistas constantes nos interiores e ultimamente com forte atuação nos povoados onde a demanda era muito grande, haviam muita gente que não tinha a sua carteira de identidade, que agora com esse trabalho da unidade móvel do Instituto de Identificação que tem o apoio do governo do estado, secretária  de segurança pública por intermédio da SPTC, a população mais carente está tendo a oportunidade de tirar a sua carteira de identidade no seu próprio povoado, sem nenhum um custo para o cidadão.

Falou que nessa semana o Instituto de Genética Forense, recebeu a vista da Dra. Patrícia da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado do Tocantins, que veio acompanhar de perto os trabalhos das demandas periciais do Estado do Tocantins, que estão sendo realizadas no Instituto de Genética  Forense do Maranhão.

O perito Miguel Alves fez questão de enfatizar, que antes determinados trabalhos desse instituto, eram feitos em outro estados. No governo Flávio Dino com empenho do Secretário de Segurança Jefferson Portela, foi possível a modernização com  a implantação de equipamentos que asseguram a realização desses exames na capital maranhense. Hoje além de atender as demanda do Estado, o Instituto de Genética Forense atende também as demandas de outros estados. Enfatizou!

Falou que a SPTC  no acidente onde nove pessoas foram a óbito no município de Açailândia  região tocantina, encaminhou uma equipe para realização de perícia local do acidente sendo que a remoção dos corpos das vitima foi feito pelo IML da cidade de Imperatriz-MA. falou que todo esse trabalho  pericial e de translado dos corpos das vítimas para o Instituto Médico Legal  daquela cidade é fruto do reaparelhamento, capacitação e aumento no efetivo, que foi feito pelo Governo do Estado. disse que hoje o IML tem capacidade transportar até 06 cadáveres em suas unidades móveis, o que foi feito de maneira segura e eficiente, após os trabalhos pericias feito no local do acidente pela equipe de peritos que foi enviada pela SPTC.

Do trabalho realizado de exame de corpo delito, em mulheres vítimas da violência doméstica sobre tudo em município donde não existem IML, o superintendente falou que hoje a SPTC, faz parte da Câmara de Combate a Violência Contra Mulher ou seja o Comitê de Combate a Violência Contra a Mulher, como missão a SPTC fez um trabalho de melhoramento nas unidades que realizam esses exames para atender as demandas as mulheres vitimadas de qualquer tipo de violência no IML de São luís, Imperatriz e Timon, estamos também com um núcleo avançado do IM nas cidade de Codó, Chapadinha, Santa Inês e com projeto de interiorização para atender as mulheres vitimas de violência em todo o Estado do Maranhão. disse o superintendente.

Quanto a projetos da SPTC para melhorias dos trabalhos periciais, O perito Miguel Alves informou a nossa reportagem, que existe um projeto do Instituto de Criminalística do Maranhão(ICIM), de autoria do diretor do instituto Dr. Robson Mourão que visa melhoria nos trabalhos pericias no local do crime, principalmente no que se refere a morte violenta, dando maior celeridade nos laudos pericias, outro projeto trata-se de aquisição de equipamentos de informática para extração de dados de aparelhos celulares, um organismo muito usado nas tramas criminosas, aparelhos esses indispensáveis nas perícias criminas.

Nas demais cidades do interior, o Governo do Estado através do Secretário Jefferson Portela, está disponibilizando recursos para instalação de unidades periciais assim como aparelhamento e aumento de efetivo, para melhorar os trabalhos da SPTC em todo Estado. Concluiu.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         





Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.