segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O BRASIL PERDEU O ÍCONE DO JORNALISMO INVESTIGATIVO

Marcelo Rezende: O ícone do jornalismo investigativo do Brasil


A imprensa do Brasil está de luto com a morte do ícone do jornalismo investigativo o jornalista Marcelo Rezende  que morreu, no fim da tarde do sábado (16), aos 65 anos em decorrência de um câncer no pâncreas e no fígado. O apresentador foi internado com uma pneumonia grave no hospital Moriah, zona sul de São Paulo, na última terça-feira (12) após sentir fortes dores. Rezende lutava contra a doença desde maio deste ano. O jornalista deixa cinco filhos e uma neta.

Carreira

Marcelo Luis Rezende Fernandes nasceu na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1951. Aos 17 anos, iniciou a carreira no jornalismo no extinto Jornal dos Sports, também no Rio. Dois anos depois, trabalhou na Rádio Globo e no jornal O Globo, onde foi colega do escritor Nelson Rodrigues e do jornalista investigativo Tim Lopes.

Ele atuou como repórter esportivo na revista Placar, onde teve a oportunidade de acompanhar a seleção brasileira em duas Copas do Mundo. A atuação na área de esportes o levou ao seu primeiro trabalho na televisão, em 1987, na TV Globo. Já na emissora, passou a cobrir pautas policiais e a se dedicar a reportagens investigativas.

Na TV Globo, comandou, a partir de 1999, o programa “Linha Direta”, que recriava casos policiais. Rezende trabalhou ainda na Rede TV, na TV Bandeirantes e na TV Record, onde teve duas passagens: a primeira, de 2004 a 2005, no “Cidade Alerta”, e a segunda, de 2012 a 2017, também no “Repórter Record”.

                        Sonia Abrahão se despede de Marcelo Rezende
                                  O ADEUS A MARCELO REZENDE
No “Cidade Alerta”, o jornalista ancorava reportagens sobre crimes e corrupção com um estilo informal e brincalhão, em uma tentativa de dar mais leveza ao programa policial. (Colaborou Luiz Prisco)
Marcelo Rezende teve como maior atuação no jornalismo investigativo do Brasil, a série de reportagens denunciando execuções sumária praticadas por policiais na Favela Naval de Diadema(SP), EM 1997,  onde o repórter investigativo mostrou imagens que chocaram o mundo transmitidas através jornal nacional, matérias que consagraram internacionalmente o jornalista Marcelo Rezende com o prêmio Líbero Badaró de Jornalismo

Como repórter investigativo, sinto-me triste com a morte do ícone do Jornalismo investigativo do Brasil. aprendemos muito com Marcelo Rezende que partiu deixando uma legião de fãs espalhados nos quatro cantos do Brasil.
Não conheci  O jornalista pessoalmente, mas tive oportunidade de conversar com ele por telefone, a primeira vez que tive contato com ele, foi para passar informações do assassinato do Jornalista Dércio Sá em São Luís, na época trabalhava como repórter na rádio capital, atuando na área policial, durante dez dias após a morte de Décio fiquei em contato permanente com Marcelo Rezende.

A segunda vez que eu mantive contato com Rezende foi em dezembro de 2016 quando falamos por telefone sobre o caso dos policiais desaparecidos em novembro daquele ano, oportunidade em que ele me pediu fotos dos policias desaparecidos e informações sobre o caso. 

A terceira e ultima vez que tive contato com Marcelo Rezende, foi no final de abril onde ele pediu novas informações, tendo eu enviado via whatsApp, informações e matérias referentes ao assassinato dos policiais na cidade de  Buriticupu-MA, oportunidade em que ele me falou que estava agendando com emissora para enviar uma equipe de jornalistas até Buriticupu para fazer um levantamento de informações, ocasião em que ele pediu a minha colaboração, para que eu acompanhasse a equipe até aquela cidade. Esse foi o último contato que tive com o jornalista investigativo Marcelo Rezende.

Mesmo não o conhecendo pessoalmente, mas os contatos que tivemos por telefone, deu pra conhecer um pouco desse iluminado repórter temente a Deus dotado de uma fé inabalável, que agora descansa nos braços do pai celestial.

Como titular desse painel eletrônico de notícias e como repórter investigativo, quero deixar aqui as minhas condolências a família, amigos, colegas e a uma legião de fãs que Marcelo Rezende conquistou no Brasil inteiro, com um trabalho coberto de amor, dedicação determinação, ética, técnica jornalística, coragem e fé em Deus.


                        
                            Marcelo Rezende em um dos seus últimos momentos com a sua                                                                                      namorada Lu Lacerda

veja aqui mensagem de Lu Rezende ao seu amado


Rezende... Só eu e você sabemos o que fomos um para o outro, nada e ninguém mudará a nossa história. Te amo para sempre, meu guerreiro. Descanse em paz", (Lu Lacerda)


                              
                                    Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                    OJIE 

                                             
                                                     Por: Stenio Johnny
                                             Radialista/repórter Investigativo
                                                     RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.