quarta-feira, 12 de julho de 2017

POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL UMA DAS MELHORES DO MUNDO


                       

A Polícia Federal do Brasil é considerada uma das mias eficientes do mundo. A Operação Lava Jato que desmontou o maior esquema de corrupção do globo terrestre, jamais teria êxito se não fosse a seriedade, responsabilidade e competência dos homens que integram uma das polícias mais eficientes do mundo.

O Brasil tem uma Polícia Federal que é uma referência internacional, digna de aplausos e orgulho de todos o brasileiros. Apesar de ter sido sucateada nos governos Lula-Dilma, mesmo com os salários dos guerreiros policiais federais defasados e com todas as dificuldade encontradas por esta importante instituição policial, nada abala e tira o mérito dos seus relevantes serviços prestados a nação, pelos eficientes homens da nossa honrosa Polícia Federal do Brasil, onde no ranking mundial ocupa uma posição de destaque, como umas das mais eficiente do mundo.

Operação Lava Jato

A Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina. A operação teve início em 17 de março de 2014 e conta com 41 fases operacionais, autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, durante as quais mais de cem pessoas foram presas e condenadas. Investiga crimes de corrupção ativa e passivagestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosaobstrução da justiçaoperação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida. De acordo com investigações e delações premiadas recebidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, estão envolvidos membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobras, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da República, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e governadores de estados, além de empresários de grandes empresas brasileiras. A Polícia Federal considera-a a maior investigação de corrupção da história do país.

                       Resultado de imagem para fotos da prisão da operação lava jato
                       Resultado de imagem para fotos da prisão da operação lava jato
O nome da operação deve-se ao uso de um posto de combustíveis para movimentar valores de origem ilícita, investigada na primeira fase da operação, na qual o doleiro Alberto Youssef foi preso. Através de Youssef, constatou-se sua ligação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso preventivamente na segunda fase. Seguindo essa linha de investigação, prendeu-se Nestor Cerveró em 2015, que depois delatou outros. Em junho, a operação atingiu grandes empreiteiras brasileiras, como a Andrade Gutierrez e Odebrecht, cujos respectivos presidentes, Otávio Azevedo e Marcelo Odebrecht, foram presos; posteriormente, muitas outras empresas de ramos diversos seriam investigadas. Ao longo de seus desdobramentos, entre outras pessoas relevantes que acabaram sendo presas graças à operação, incluem-se o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o senador Delcídio do Amaral, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, o publicitário João Santana, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, e o empresário Eike Batista.

Ao final de dezembro de 2016, a Operação Lava Jato obteve um acordo de leniência com a empreiteira Odebrecht, que proporcionou o maior ressarcimento da história mundial. O acordo previu o depoimento de 78 executivos da empreiteira, que gerou 83 inquéritos no STF, e de que o ministro do tribunal Edson Fachin retirou o sigilo em abril de 2017. Novas investigações surgiram no exterior a partir destes depoimentos em dezenas de países, dentre eles, CubaEl SalvadorEquador e Panamá. Em 2017, peritos da Polícia Federal levantaram que as operações financeiras investigadas na Operação Lava Jato somaram oito trilhões de reais.
                              Resultado de imagem para fotos da prisão da operação lava jato
                                                OPERAÇÃO LAVA JATO
                              Resultado de imagem para fotos da prisão de eduardo cunha

A Operação Lava Jato descobriu um quadro de corrupção sistêmica no Brasil e atingiu ricos e poderosos. É uma grande operação, em que cada fio da meada puxado tem desdobramentos imprevisíveis. A fase batizada de Catilinárias, cujo alvo foram Eduardo Cunha e outros políticos, refere-se a um discurso de Cícero no Senado romano para entender a situação do Brasil: "Até quando abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar tua desenfreada audácia? (...) Não te dás contas de que teus planos foram descobertos?" Espera-se a resposta pelo fortalecimento das instituições
No Maranhão a Polícia Federal tem realizado com sucesso Ns operações, relativas ao crimes de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de menores, crimes políticos, agiotagem dentre outras operações com prisões e apreensões. Todo esse trabalho tem sido realizado, graças a eficiência do pessoal que compõe a nossa honrosa Polícia Federal no Maranhão

Conheça um pouco da Polícia Federal do Brasil  

Polícia Federal do Brasil ou Polícia Federal (DPF), é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça, cuja função, de acordo com a Constituição de 1988, é exercer a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, bem como dos bens e interesses da União, exercendo atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, repressão ao tráfico de entorpecentescontrabando e descaminho, e exercendo com exclusividade as funções de polícia judiciária da União.
A Polícia Federal, de acordo com o artigo 144, parágrafo 1º, da Constituição Federal, é instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira.[1]
A sede da Polícia Federal fica situada em Brasília, no Distrito Federal, havendo unidades descentralizadas (superintendências regionais) em todas as capitais dos estados da federação, bem como delegacias e postos avançados em diversas cidades do país. Desde 14 de janeiro de 2011.

Atribuições

A Polícia Federal possui amplas atribuições, tanto de polícia administrativa quanto de polícia judiciária. Suas atribuições são definidas não só na Constituição, mas sobretudo em difusa legislação infraconstitucional.
De acordo com o artigo 144, parágrafo 1º, da Constituição brasileira de 1988, são atribuições da Polícia Federal:
É comum considerar-se, erroneamente, que a Polícia Federal seja estritamente uma polícia judiciária. Diferentemente das polícias estaduais civis e militares, que possuem atribuições exclusivamente judiciárias (Polícia Civil) ou ostensivas (Polícia Militar), a Polícia Federal detém o chamado ciclo completo de polícia. Isto significa que a PF tem atribuições tanto de polícia ostensiva quanto de judiciária. Tal como a maioria das polícias de países desenvolvidos, a PF exerce as funções preventiva, investigativa e repressiva nos assuntos de sua competência.[12][13]
Alguns exemplos de policiamento ostensivo realizado pela Polícia Federal são: a polícia de imigração, o patrulhamento de fronteiras, a polícia marítima, a prevenção aos crimes contra os povos indígenas e a segurança institucional (proteção das instituições da república). Outra função de polícia preventiva também prestada pela PF, é a segurança pessoal dos chefes de estado estrangeiros em visita ao Brasil.[14]
Ressalte-se que, além da atividade policial, a PF também possui algumas atribuições de natureza regulatória.[15] É o caso do Controle de Segurança Privada,[7] do Sistema Nacional de Armas, e o Controle de Produtos Químicos. Direção-Geral é exercida pelo delegado Leandro Daiello Coimbra.

                        Resultado de imagem para FOTOS DA POLÍCIA FEDERAL
Principais atribuições
1.  Apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

2.    Prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e  o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas  respectivas áreas de competência.

3.    Exercer as funções de polícia marítimaaeroportuária e de fronteiras;
4.    Exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.


                   Resultado de imagem para fotos da prisão de eduardo cunha

Também são atribuições da Polícia Federal, definidas em outras leis e decretos:

·  Combate ao terrorismo
·  Garantir a segurança dos Chefes de Estado estrangeiros e chefes de Organismos Internacionais em visita ao Brasil; Prevenir e reprimir os crimes cibernéticos e Combate à pedofilia.

· Ser a representante exclusiva da Interpol no Brasil, reprimindo o crime internacional e busca por foragidos internacionais, Prevenir e reprimir os crimes praticados contra os povos indígenasRepressão ao desvio de recursos públicos. Controlar e gerenciar o SINARM (Sistema Nacional de Armas) e as armas de fogo em poder da população.

·    Reprimir crimes ambientais e contra o patrimônio histórico; Exercer a regulação, controle e a fiscalização de toda a atividade de segurança privada no Brasil; Implantar e manter o RIC - Registro de Identidade Civil - a futura carteira de identidade nacional.

·    Implantar e manter o banco de dados de perfis genéticos de criminosos.

·    Controle e fiscalização de produtos químicos de natureza controlada;
·   Reprimir crimes interestaduais ou internacionais que necessitem de repressão uniforme.

·     Reprimir os crimes previdenciários;
·     Investigar e reprimir violações de Direitos Humanos.

·   Reprimir o sequestro, cárcere privado e extorsão mediante sequestro, se o agente foi impelido por motivação política ou quando praticado em razão da função pública exercida pela vítima.

·  Reprimir o furtoroubo ou receptação de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operação interestadual ou internacional, quando houver indícios da atuação de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federação.
·     Investigar e reprimir os crimes políticos; Investigar e reprimir o crime de lavagem de dinheiro.

·  Cooperar com outras instituições de segurança pública, fornecendo as informações de Inteligência policial que forem pertinentes.

·  Prevenir, investigar e reprimir quaisquer outros crimes de forma subsidiária às Polícias Civis estaduais, quando solicitada.

            Resultado de imagem para FOTOS DA POLÍCIA FEDERAL
                             
Academia Nacional de Polícia - ANP
A Academia Nacional de Polícia (ANP) é sediada em Brasília. Sua missão institucional é formar os aprovados nos concursos públicos em técnicas policiais avançadas; aperfeiçoar e atualizar policiais formados; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais; promover congressos e seminários policiais. Com uma área de 798 mil metros quadrados, está no mesmo nível das melhores academias de polícia do mundo. Anualmente recebe visitas de policiais de outras corporações nacionais e internacionais. Em todo o período de sua existência, essa instituição já formou mais de 15 mil policiais federais e estaduais do Brasil e do Exterior, em mais de 900 cursos realizados. Além disso, ela oferece apoio e treinamento a servidores de diferentes órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e desenvolve projetos de atualização e pesquisa em segurança pública, por meio de sua Coordenação de Altos Estudos em Segurança Pública.

A polícia Federal do Brasil, tem relevantes serviços prestados a nação. Pela qualidade do seu trabalho se destaca como uma das melhores e mais eficientes do mundo


                               
                                                    Por Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter Investigativo
                                                    RPJ/MA 00014141

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.