terça-feira, 18 de julho de 2017

FAMILIARES DE MILITARES ASSASSINADOS PEDEM QUE A POLÍCIA FEDERAL ASSUMA AS INVESTIGAÇÕES


                                       A luta continua, não iremos desistir

Há oito meses do assassinato dos policiais militares, Cabo Júlio César e o Soldado Constantino na cidade de Buriticupu-MA, a Polícia Civil do Maranhão não consegue elucidar o crime.

Enquanto isso a  família dos policiais sofre com a morte dos militares, que além de serem assassinados ainda tiveram os seus corpos ocultados. A testemunha chave do caso conhecida como Dal, despareceu da cidade logo após prestar depoimento na delegacia de Buriticupu tomando rumo ignorado. Meses depois do assassinato dos policiais militares, a Polícia Civil do Maranhão pouco ou caso nada descobriu sobre o o caso.

Segundo informações a Polícia Civil não elucida esse assassinato pelo fato do envolvimento de praças, oficiais inclusive um coronel PM, um empresário madeireiro e um político da região, ambos protegidos por um grande político do Estado. 

A Polícia Civil do Maranhão até agora ainda não descobriu o paradeiro dos corpos dos militares, que segundo informações, foram mortos com instinto de crueldade. Na cidade o clima é de medo, ninguém quer falar nada. Equipes de jornalistas investigativos, estiveram na cidade de Buriticupu, para acompanhar o caso, pois várias perguntas estão no ar:

Porque os militares foram mortos e enterrados em um carro? Quem são os militares, o político, o coronel e o empresário madeireiro  envolvidos na suposta trama? quem é o grande político do Maranhão que está dando proteção aos envolvidos? O que motivou o juiz da comarca a decretar segredo de justiça na elucidação do caso? Porque a polícia Civil do Maranhão silenciou sobre este crime? Porque esse crime corre na justiça miilitar e não na justiça comum, poe se tratar de assassinatos? Até quando a verdade dos fatos, vão ficar no anonimato?. São essas e outras perguntas que os jornalistas investigativos que estiveram na cidade de Buriticupu, procuraram saber e não acharam nenhuma resposta. O quê? E quem está por traz desta trama?

Estamos cansados de esperar o desenrolar dos fatos, a nossa paciência esgotou assim como a nossa esperança que a Polícia Civil prenda os executores e mandantes, sabemos que isso não vai acontecer por ter praças, oficiais PMs, empresário madeireiro e  político da região envolvidos, que estão tendo proteção de um grande político do Maranhão. Disse a família!

                         Resultado de imagem para major QUEIROZ FOTOS EM BURITICUPU-MA
                                       SD Gladistone/Tenente Josué e SD Viana
                                           Envolvidos no assassinato dos militares
Major Queiroz citado no depoimento da
                                                       testemunha Dal, como suspeito do assassinato
                                                       dos militares

Os militares presos como suspeitos estão para serem soltos por insuficiência de provas, graças a um inquérito mau feito, cheio de falhas e sem provas contundentes realizado pela Polícia Civil/MA. Um dos militares envolvidos o Tenente Josué, já foi solto e os soldados Viana e Gladistone, serão soltos a qualquer momento.

Fomos informados que um empresário juntamente com cinco advogados, visitaram o soldado Gladistone no Presídio Militar do Comando Geral da PMMA, oferecendo a liberdade do soldado em troca do seu silêncio sobre o caso, isso porque eles sabiam que Gladistone estava prestes a falar a verdade sobre os fatos e dar nomes aos bois.

Diante da fragilidade e inoperância da Polícia Civil do Maranhão no caso, resolvemos apelar para a Procuradoria Geral da República e o Superior Tribunal de Justiça(STJ), para que a Polícia Federal assuma a frente das investigações e possa elucidar de uma vez por toda, esse duplo assassinato de militares em Buriticupu-MA, com as prisões dos mandantes e executores, para que eles possam falar a polícia, onde foram enterrados os corpo dos policiais assassinados.

A nossa reportagem, esteve em contato por telefone com a Procuradoria Geral da República em Brasília, que nos informou que a carta aberta ao procurador Geral da República Rodrigo Janot enviada pela família dos militares, estaria sendo analisada pela assessoria jurídica, que até ao final do mês será enviada para o gabinete do procurador para despacho.

Fomos informados qainda que até setembro o procurador dará o parecer, se o parecer do procurador for favorável a entrada da Polícia Federal nas investigações, a Procuradoria Geral da República enviará requerimento ao Superior Tribunal de Justiça, pedindo a federalização do caso, para que a Polícia Federal possa assumir as investigações, o que será uma vergonha para Polícia Civil do Maranhão, que cairá no descrédito da opinião pública


Governador essas duas almas clamam por justiça

Governador Flávio Dino: É assim que o senhor quer ser reeleito, em um Estado com auto índice de criminalidade e com uma Polícia que não tem a competência nem de desvendar o assassinato de  dois homens da Polícia Militar do Maranhão, da qual o senhor é o comandante maior? pergunta a família

"Governador hoje precisamos da sua ajuda, em 2018 o senhor irá precisar da nossa ajuda! Buriticupu saberá dá resposta ao seu governo"



Veja aqui a carta aberta ao procurador Rodrigo Janot



Solicitação: 
PEDIDO AO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PARA DENTRO DO POSSÍVEL ENCAMINHAR OFÍCIO AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, REQUERENDO A ENTRADA DA POLÍCIA FEDERAL NAS INVESTIGAÇÕES DO ASSASSINATO DE MILITARES NO MARANHÃO

Ilmo Senhor Procurador Geral da República


SENHOR DOUTOR: Rodrigo Janot 

Viemos da melhor forma, trazer ao conhecimento de Vossa Excelência, denúncia relativa ao assassinato de policiais militares, com ocultação de cadáveres na cidade de Buriticupu-MA, no dia 17 de novembro de 2016, passados sete meses, a Polícia Civil do Maranhão, não conseguiu elucidar o caso, limitando-se apenas a informar a nós familiares, que temos que aguardar em casa, que o caso está sob segredo de justiça e que eles não trabalham sobre pressão.

Acontece Excelência, que temos percebido o descaso, inoperância e incompetência da Polícia Civil em relação a elucidação do assassinato dos militares, onde aparecem como suspeitos oficiais, praças da PM, delegado e políticos da região. Sendo que no dia 01 de junho foram presos três militares suspeitos, mas até agora nada foi feito, por não terem provas suficientes para incrimina-los. Um major PMM que seria o homem que comandava os esquemas ilícitos juntamente com outros militares daquela região, ainda não teve o seu pedido de prisão decretado.

O Tenente Josué, suspeito de participar do assassinato dos militares, foi solto pela justiça por insuficiência de provas, devido a um inquérito mau feito, cheio de falhas e sem provas contundentes. O mais estranho de tudo Excelência, é o desaparecimento da única testemunha do caso, conhecido como Dal, que trabalhava como uma espécie de informante para os militares na cidade. Essa testemunha desapareceu logo após prestar depoimento na delegacia da cidade de Buriticupu-MA, sem que ninguém até hoje saiba do seu paradeiro. No depoimento senhor Procurador Geral a testemunha declinou os nomes dos envolvidos no desaparecimento dos policiais, que segundo informações extra oficiais, os militares teriam sido mortos e seus corpos enterrados dentro de um carro no enorme buraco, informações essas que nos deixaram tristes e sem esperança para solução do caso.

O pior de tudo Procurador é que além de sofrer com o desaparecimento dos policiais, nós familiares estamos há seis meses sem receber seus vencimentos, pelo fato dos militares, estarem como desertores diante do regimento interno da Polícia Militar do Maranhão.

Diante da inoperância, incompetência da Polícia Civil do Maranhão e do descaso do Governo do Estado, que mesmo ouvindo o nosso clamor, não se sensibilizou e nem cobrou da polícia mais rigor nas investigações para elucidação deste misterioso crime que trata do assassinato dos militares com ocultação de cadáveres, viemos humildemente suplicar a Vossa Excelência: 

01-Que a Procuradoria Geral da República se digne a encaminhar ofício ao Superior Tribunal de Justiça para que a corte superior determine que a nossa honrosa Polícia Federal, assuma as investigações com o acompanhamento do GAECO, para elucidação desse "Emblemático Caso"

02-Determine o afastamento da Justiça Militar, para que o processo passe a tramitar na Justiça Comum.



Certos que Vossa Excelência irá se sensibilizar com o sofrimento das mães, filhos e esposas desses militares de já agradecemos.



 OS FAMILIARES

 Buriticupu 12 julho de 2017







                   
              
                                                     
                              
                                 Operações Jornalísticas Investigativas Especias
                                                          OJIE



                                               
                                                         Por: Stenio Johnny
                                                Radialista/repórter Investigativo
                                                        RPJ/MA 00015141
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.