quinta-feira, 20 de julho de 2017

Carcereiro acusa delegado de comandar esquema de corrupção na Polícia Civil em Açailândia


                   
                   Murilo Lampeda Delegado Regional de Açailândia acusado de 
                   comandar esquema de corrupção.

As coisas na Polícia Civil do Maranhão não andam nada bem, inconformismo entre as entidades de classe com o gestor da instituição Delegado Geral Lawrence Melo, assassinatos que não são elucidados, como o caso da estudante de Balsas assassinada em uma desastrosa operação policial militar, assassinato do servidor da UFMA em 2015, assassinatos com ocultação dos cadáveres dos militares Cabo Júlio César e o Soldado Constantino mortos com instinto de crueldade, em um povoado na cidade de Buriticupu-MA em novembro de 2016 sendo que até hoje a Polícia Civil do Maranhão não consegue elucidar.

Para completar a ausência de gestão na Polícia Civil, estão os esquemas de corrupção comandados por delegados, com envolvimento de investigadores, escrivães e até mesmo carcereiro como é o caso de Açailândia, onde um  Delegado Regional está sendo acusado de chefiar um esquema de corrupção dentro da própria Polícia Civil naquela cidade. Isso é uma vergonha para uma instituição que tem uma longa história de bons serviços prestados ao Estado. Diante dos fatos apresentados, nota-se claramente ausência de comando dentro dessa  instituição policial que caminha a passos largos para uma crise institucional.

Em depoimento prestado na Superintendência Estadual de Combate a Corrupção(SECCOR),  Mauri Célio da Costa, responsável pela carceragem da delegacia de Açailândia-MA, acusou Murilo Lapenda  Delegado Regional daquela cidade, de ser o chefe de um esquema de corrupção dentro das unidades da Polícia Civil naquele município..

Disse que o Delegado Regional, montou um esquema que culminou com a prisão do delegado titular do 1º DP do município Tiago Filipin, preso acusado por crime de corrupção e formação de quadrilha e com ele mais quatro servidores da Polícia Civil, entre eles a escrivã  Silvya Helena Alves o investigador Glauber dos Santos Costa, o advogado Érico Nascimento Carosi e Maury Célio da Costa(Carcereiro).

Segundo o carcereiro, a prisão foi ocasionada por uma briga interna entre o delegado regional e  o delegado do 1ºDP, pelo fato do delegado Tiago Filipin ser amigo de um empresário adversário do prefeito da cidade Jucelino Oliveira, o que causava um certo receio ao Delegado Regional Murilo Lapenda.

O carcereiro falou em seu depoimento, lhe teria sido ofertado a quantia de 15 mil reais, em troca de informações do que se passava no 1ºDP. Que o Delegado Regional, vivia orquestrando situações que pudessem comprometer o delegado Filipin. Em uma determinada situação, o delgado Lampeda teria torturado um preso colocando a culpa no delegado Tiago Filipin.

Mauri disse ainda, que todas as denúncias enviadas ao Ministério Público foram forjadas pelo Delegado Geral Lampeda, para incriminar o delegado titular do 1ºDP de Açailândia Tiago Filipin  

As investigações em torno do caso continuam sob o comando do delegado Roberto Fortes Superintendente da SECCOR assessorado pelos delegados Mácio Dominici  e Renato de Sousa

Vejam aqui cópias de alguns trechos  do depoimento do carcereiro Mauri Célio da Costa.

             





                            
               OPERAÇÕES JORNALÍSTICAS INVESTIGATIVAS ESPECIAIS
                                                        (OJIE)



                                                     Por: Stenio Johnny
                                               Radialista/Repórter Investigativo
                                                    RPJ/MA 0001541
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.