segunda-feira, 15 de maio de 2017

TJMA adota medidas de proteção contra ataques cibernéticos


                  O objetivo é diminuir a exposição ao risco de perda de informação

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio de sua Diretoria de Informática, adotou várias medidas de proteção ao ambiente computacional do Judiciário, diante dos ataques cibernéticos que atingiram mais de 70 paíse no mundo.
O objetivo é diminuir a exposição ao risco de perda de informação, evitando que ataques de softwares impeçam o funcionamento dos sistemas e serviços do Tribunal de Justiça do Maranhão.
As medidas estão alinhadas com a Resolução nº 13/2017, que trata da Política de Segurança da Informação do Poder Judiciário, cuja aprovação ocorreu em sessão plenária administrativa da Corte estadual de Justiça, em março deste ano.
Os procedimentos adotados seguem normas internacionais de segurança da informação (ISO 27000), bem como as melhores práticas adotadas pelos demais tribunais brasileiros.
A aplicação de filtros para acesso à Internet, atualizações automáticas de sistemas operacionais, atualizações automáticas de antivírus, e monitoramento de uso de software não licenciado incluem-se entre as medidas adotadas.
De acordo com a Diretoria de Informática do TJMA, até o momento não foram detectadas contaminações nos computadores do Poder Judiciário. A orientação é para que os servidores não abram anexos em e-mails cuja origem seja duvidosa ou desconhecida, pois tais anexos têm sido utilizados como mecanismo de propagação das pragas virtuais.
Dúvidas sobre o assunto devem esclarecidas por meio de contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (3194-6600).

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.