terça-feira, 2 de maio de 2017

SENARC sempre operante no combate ao tráfico de drogas no Maranhão


  

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), efetuou na manhã do dia 30.04.17 a prisão de FELIPE BRITO DE MELO, 26, EDIMAR MESA DOS SANTOS, 26, e VALDIR DE SANTANA DIAS, 35. Com eles foram aprendidos 61 tabletes de maconha prensada, pesando aproximadamente 70kg, que estavam armazenados no veiculo parati, conduzido por Valdir, enquanto que os demais indivíduos estavam em um veiculo corsa sedam, cuja função era dar apoio ao tráfico. Salienta-se que, as investigações decorreram de denuncias que davam conta que a referida droga estaria sendo transportada Estado de Minas Gerais para ser distribuída na capital maranhense. Após a ação policial os conduzidos foram encaminhados a sede da Senarc, onde foram autuados em flagrante delito pela prática de crime de tráfico ilícito de drogas.

                          Resultado de imagem para fotos delegado Carlos ALESSANDRO
                            Delegado Carlos Alessandro, Superintendente da SENARC


   Veja como surgiu a SENARC no Maranhão, a Superintendência que em dois anos da sua criação, tirou toneladas de drogas do mercado e prendeu dezenas de traficantes

O governo do Maranhão, através  da lei estadual 10.238/2015 criou a Superintendência Estadual de Repressão ao Narco Tráfico(SENARC), que foi efetivamente implantada em setembro do mesmo ano, pelo secretário de segurança pública Jefferson Portela, tendo como superintende o Delegado Carlos Alessandro.

A implantação da Senarc, em agosto de 2015, qualificou o processo de investigação culminando com o aumento das apreensões. A criação do canal de denúncias via WhatsApp – (98) 9.9163-4899 – que funciona todos os dias, 24 horas, se soma às medidas na área da segurança para potencializar as operações contra as drogas.
A Polícia Civil desde a criação da Senarc, tem dado continuidade a política de repreensão ao narcotráfico, com isso houve uma redução considerável nesta modalidade de crime, as operações contínuas realizadas por esta superintendência tem tirado de circulação indivíduos nocivos a sociedade, envolvidos com tráfico, assim como apreensões de armas, drogas e carros roubados, usados pelos traficantes tem sido realizadas, com sucesso.

A SENARC conta com dois Departamento de repressão ao tráfico, na capital comandado pelo delegado Waldenor Viégas, este departamento, é subdividido em quatro áreas. Norte, Sul, Leste, Oeste, sob a coordenação, dos delegados. Luciano Correia Matos, Tiago Salgado e Avilázio Maranhão Neto, que coordenam os trabalhos na capital maranhense, com um efetivo de 28 polícias, entre delegados escrivães, e investigadores. Quanto ao departamento do interior, está sob o comando do delegado Danilo Veras que trabalha com uma equipe de investigadores e escrivães de polícia. A SENARC conta ainda, com uma regional em Imperatriz-MA, sob a coordenação do delegado Fabian Kline, essa regional é subordinada ao departamento do interior

                             2
A Superintendência conta também em suas atividades operacionais com o apoio de cães treinados e já alcançou uma grande marca em quilos de maconha e crack apreendidos. O setor de cinofilia possui com cães treinados especificamente para farejar e encontrar drogas diversas e também, suspeitos. trabalha com a raça Pastor Alemão Belga cujas qualidades originais os tornam essencialmente aptos para serem ‘cães de polícia’. Essa funcionalidade se dá pelo poder olfativo dos cães. Enquanto o homem possui cerca de 5 milhões de células sensórias, um Pastor Alemão, por exemplo, possui 220 milhões. Para determinadas substâncias, a sensibilidade olfativa dos cães pode ser de 100 mil a 100 milhões de vezes superior à do homem.
                                       
                           Foto-1_Senarc-Divulgação_SSP_07_04_2016-Polícia-Civil-apreende-em-operações-138-tabletes-de-maconha-crack-e-pinos-de-cocaína.-A-droga-está-avaliada-em-cerca-de-mais-de-300-mil-reais-1
Além do combate ao tráfico, as atividades com os cães estão ampliadas com ações sociais no auxílio a tratamento de pessoas com deficiência; e de cunho educativo voltado para estudantes da rede pública de ensino. O projeto está em fase finalística e a proposta é iniciar ainda este semestre com palestras e debates nas escolas.
Assim funciona a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico, órgão criado pelo governo do estado, através  da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, subordinado a Delegacia Geral, com o objetivo de promover ações e operações de combate ao tráfico de drogas no Maranhão, desarticulando grandes quadrilhas de traficantes e apreendendo toneladas de drogas que são incineradas para alívio, bem estar e segurança do cidadão maranhense.

                                               Por : Stenio Johnny
                                      Radilista\Repórter Investigativo
                                               RP\MA 0001541
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.