sexta-feira, 26 de maio de 2017

SECRETÁRIO DA SEAP SERÁ CONVOCADO POR DEPUTADOS A PRESTAR ESCLARECIMENTO SOBRE RESGATE DE PRESOS NO CDP

                      
                           Resultado de imagem para FOTOS MURILO ANDRADE

Depois da maior fuga registra no Sistema Penitenciário do Maranhão, onde 32 presos segundo a SEAP,  e sessenta segundo servidores da SEAP, o secretário Murilo Andrade, será convocado pela assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a questão da segurança nos presídio do Maranhão.

O secretário desde que assumiu a SEAP, em 2015, sabia da fragilidade estrutural no  (UPSL 6), antigo CDP, o que se tornou um alvo fácil para o ataque de uma poderosa organização criminosa, que invadiu o presídio e resgatou centenas de detentos, que hoje estão soltos na Região Metropolitana de São Luís, aumentando o índice de violência na capital maranhense, tudo por causa do descaso do Secretário Murilo Andrade que não tratou com seriedade a questão estrutural do CDP.

A nossa reportagem recebeu informações de uma fonte fidedigna do Palácio dos Leões, dando conta que está quase que certa, a exoneração do Secretário Murilo Andrade da SEAP.

Tal decisão do governador Flávio Dino estaria apenas aguardando o desenrolar das investigações da SEIC, quanto a captura e ao número certo de presos que fugiram na ação cinematográfica de uma organização criminosa que resultou na fuga de dezenas de detentos. O resultado dessas e outras investigações que estariam em andamento, estariam reforçando a decisão do governador Flávio Dino de exonerar o secretário Mineiro Murilo Andrade.

Segundo informações, o governador estaria preocupado com a segurança nos presídios do Estado e com os boatos que correm nos bastidores polióticos, que Muirilo Andrade, estaria escondendo do governo, assim como da imprensa, o numero exato de presos que foram resgatados em uma ação criminosa no CDP, com suposta participação de servidores do Sistema Prisional.

Por conta disso a ordem do governo, é que a Polícia Civil Investigue tudo e entregue ao governador um relatório completo da real situação da fuga dos presos do CDP. Ainda segundo informações, no no caso da exoneração de Murilo Andrade da SEAP, o nome de um delegado da Polícia Civil do Maranhão, estaria no plano do governador Flávio Dino para assumir a Secretária de Administração Penitenciária no Maranhão.

Murilo Andrade, aparecia na  propaganda midiática do governo, como  o secretário que acabou com as rebeliões e mortes nos presídios do Maranhão, criticando o governo Roseana, dizendo que na gestão passada o Estado era o número 01 no ranking nacional de mortes em presídios e no atual governo, foi zerado esse índice. Só que o Governo Flávio Dino esqueceu, que os seus dois anos  e meio de governo, foi marcado pelo o maior número de fugas em presídios de todos os governos que o Maranhão já teve, sendo que duas delas foram fugas cinematográfica, que dariam pra fazer uma filme com o título: "Operação Fuga em Presídio do Maranhão"

O povo Maranhense quer saber: Quem é Murilo Andrade?

Murilo Andrade é um mineiro, que há bom tempo trabalha na gestão penitenciária, chegou a ser secretário de administração penitenciária em Minas Gerais, na gestão do seu particular amigo senador Aécio Neves, no ano em que o parlamentar foi governador em Minas.

Incentivador da privatização em presídios, Murilo Andrade ha muito tempo, vinha paquerando o Sistema Prisional do Maranhão. A primeira investida de Murilo para ser secretário de administração penitenciária em nosso Estado, foi ainda no governo Roseana Sarney. Vejam o que aconteceu!

"O bom Mineiro", Murilo Andrade, apadrinhado pelo amigo senador afastado Arécio Neves, teve indicação do então ministro da justiça do governo Dilma, Eduardo Cardoso, carta branca para assumir a SEJAP hoje, SEAP, que era comandada pelo delegado Sebastião Uchôa. O secretário Murilo Andrade desembarcou de mala e cuia mineira em São Luís, rumo a SEJAP, onde lá ia contar com o apoio da sua outra mala chamada Camila Neves que já estava atuando na SEJAP, como espécie de "Limpa terreno", para que Murilo assumisse a secretaria.

Acontece que um grupo de delegados eficientes do Maranhão, resolveram investigar a vida pregressa de Murilo, após uma pincelada de investigações, descobriram coisas que não eram compatíveis com o cargo  de secretario de administração penitenciária que Murilo iria assumir no Maranhão.

Segundo informações, na época tramitava um processo em desfavor de Murilo Andrade por desaparecimento de armas, inclusive de  pistolas .40, pra completar a então Governadora Roseana Roseana Sarney, recebeu  da Associação de Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade de Minas Gerais uma carta repudiando a indicação de Murilo Andrade para o cargo de secretário de Administração penitenciária do Maranhão.

A governadora Roseana ao tomar conhecimento de tais fatos e da intenção de Murilo de privatizar os presídios do Maranhão, bateu o martelo e disse não ao ministro da justiça e mais do que isso, mandou "O bom mineiro" Murilo Andrade de mala e cuia em um "Trem Bom" de volta a Minas Gerais. Oh Minas Gerais!

Depois de fracassar na primeira investida, para a surpresa dos maranhenses, Murilo Andrade caiu de paraquedas no governo Flávio DINO, como secretário da SEAP. Pode Frued!

Nesses dois anos de governo a missão de Murilo no Sistema Penitenciário do Maranhão, foi concretizada, com o aval do governo comunista para privatização do Complexo Penitenciário do Maranhão.

VEJA aqui! Com exclusividade do SJNOTÍCIASMA, cópia da carta repúdio da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, a nomeação de Murilo Andrade para Secretaria de Estado da Administração Penitenciária no governo Roseana Sarney


LEIA COM ATENÇÃO!

Nota de Repudio
A Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade tomou conhecimento através de informações de militantes em Direitos humanos, que o Sr. Murilo Andrade esta contado para ser o novo gestor prisional do Estado do Maranhão, o que nos sucita perplexidade tendo em vista a atuação temerária em relação as ações deste cidadão a frente da sub-secretaria de administração penitencia do Estado de Minas Gerais, onde o GAFPPL tem sua atuação. E este descontentamento são embasados nos seguintes tópicos que passamos a elencar:

1- Em visita de monitoramento realizado no complexo penitenciário da Parceria Publico Privado - PPP localizado na cidade de Ribeirão das Neves/MG, Pela sua Presidenta, Maria Tereza Dos Santos, que também é conselheira no Conselho Estadual de Direitos Humanos - CONEDH - que o Sr. Rogério Dias De Freitas, atua como Diretor de segurança naquela unidade prisional, contratado pelo consórcio que faz a gestão desta parceria, a GPA, neste sentido, sabedores somos que o mesmo responde um processo na qual o detento J.P.S.S foi torturado até a morte em uma unidade prisional onde o mesmo era diretor. Este processo tramita na justiça publica da Comarca de Ribeirão das Neves na 2° Vara criminal sob o numero:
0214106-.8.13.0231(http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…), onde há mais de 40 agentes prisionais indiciados pela pratica de tortura seguida de morte da vitima J.P.S.S, inclusive o Diretor da unidade prisional da PPP o Sr. Rogério Dias de Freitas. Isto posto, informamos tanto ao Secretario de Defesa social à época, Rômulo Ferraz, quanto ao Sub secretario Murilo Andrade deste absurdo, tendo por parte do Secretario Rômulo a garantia que o tido diretor torturador iria ser afastado, fato este que nunca se concretizou, sendo que o mesmo até hoje trabalha diretamente com o publico prisional, sendo diretor de segurança da unidade da PPP.

Já quanto ao Sr. Murilo Andrade, para além de nunca ter nos recebido, alardeou que não era babá de preso, e que ter um diretor do “duro” era conveniente a sua administração para colocar o preso em seu devido lugar; Esgotamos todos os órgãos de denuncia no Brasil e pensamos em levar o caso para a corte interamericana de Direitos Humanos;

2- Vale ressaltar que o Sr. Murilo Andrade, antes de ser um entusiasta das Apac’s, é um grande incentivador e apoiador das parcerias publico privadas, aos olhos desta Associação, o mesmo nos parece como um grande “despachante” a serviço de consórcios com fins de privatizar os presídios mineiros. Em tempo, disponibilizamos um documentário que foi proibido aqui em Minas (pelo governo Aécio Neves, que o Sr. Murilo faz parte), onde retrata a dimensão do que representa o sistema de PPP do sistema prisional (nesta matéria, inclusive o Senhor Murilo defende o modelo da PPP com unhas e dentes, tal qual um despachante) :http://apublica.org/2014/…/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

Segue para vossas apreciações matéria criticando o trabalho semi escravo implantado por este cidadão nas penitenciarias de minas, é uma matéria vinculada no “NEW YORK TIMES” onde o próprio sub secretario aparece defendendo este modelo de exploração: (http://www.nytimes.com/…/brazilian-prisoners-manufacture-so…)

3- Não menos importante, na administração do Sr. Murilo Andrade a construção das apac’s somente encolheu, quase nenhum investimento foi realizado na implantação de novas apac’s, e este não investimento, destoa do grande investimento em PPP por todo Estado.
De fim, esta associação lamenta profundamente que um cidadão com este perfil truculento e insensível as causas de Direitos Humanos seja cotado para assumir a gestão prisional de um estado que enfrenta a duras penas um caos em seus presídios.
Percebemos que devido a estas dificuldades que o estado passa, é terreno fértil a oportunistas como o Sr. Murilo Andrade, colocar em pratica a venda do sistema prisional para a iniciativa privada. Aproveitam o caos, para “vender” a equação do problema, com o engodo da PPP prisional.


Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade
PS: temos como comprovar através de contatos/referencias e documentos toda a narrativa que foi exposta acima.



Rua Dos Tupinambás, 179, 15° andar, sala 156, Ed. Principe de Gales- Centro- Belo Horizonte – MG – CEP 30.120-070 
Tel.: 31-32740337

31-35823320

            

                                                             Por/Stenio Johnny
                                                   Radialista/Repórter Investigativo
                                                             RPJ/MA 0002541
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.