segunda-feira, 22 de maio de 2017

OPERAÇÃO LIBERTA IRMÃOS, RESGATOU QUASE SESSENTA PRESOS DO CDP


               

A noite de ontem, foi marcada pelo terror no Complexo Penitenciário do Maranhão, mais precisamente no  Centro de Detenções de Pedrinhas. antigo (CDP). Homens fortemente armados na Operação Liberta Irmãos, foi desencadeada por um grupo que compõe uma uma organização criminosa, especialista em resgate de bandidos em presídios.

Segundo moradores que não quiseram gravar entrevista, tudo começou por volta dás 19;50 domingo(22), quando ouvimos uma grande explosão no CDP, seguida de rajada de tiros e outras explosões. Era como se estivéssemos meio a uma guerra. Disse um morador.

As famílias que moram próximo aquela unidade prisional, entraram em pânico, sem saber o que fazer e pra onde correr. Durante o tiroteio, várias casas foram atingidas com tiros de fuzis. Eles usaram armas pesadas fuzis, até tiros de  metralhadoras foram disparados. De onde estávamos escondidos em nossas casas, dava pra ver a passagens  dos detentos resgatados, eram muitos .Completou uma moradora!

Depois de todo estrago feito pelos  bandidos, era hora de contabilizar as perdas e fugas e parti para a caça dos fugitivos, que tomaram rumo ignorado.

A SEAP orientada pela SECAP, divulgou a seguinte nota:




NOTA – Fuga UPSL 6


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que na noite deste domingo (21) houve uma fuga da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), antigo CDP. Seis detentos foram recapturados, 24 permanecem foragidos e dois internos morreram, após imediata resposta do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), que controlou a situação no local.
A fuga se deu depois que parte do muro da unidade prisional foi explodido pelo lado de fora, por pessoas ainda não identificadas, e detentos de duas celas do Pavilhão Gama, que serraram as grades e conseguiram passar pelo buraco causado pela explosão.
Após troca de tiros entre bandidos e agentes penitenciários do Geop de plantão, dois internos vieram a óbito, um no local e outro no hospital. Policiais civis e militares também foram acionados, e seguem no encalço dos evadidos.
A gestão prisional ressalta que, por estar separada do Complexo Penitenciário de São Luís, a UPSL 6 é a única unidade prisional masculina que ainda não dispõe de Portaria Unificada e inspeção por BodyScan, a exemplo das demais que compõe o complexo carcerário.
O caso é investigado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência de Estado de Investigações Criminais (Seic), que terá 30 dias para a conclusão do inquérito policial.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu forte na segurança e na revitalização do complexo, e conseguiu zerar o número de homicídios intramuros, tirando o Maranhão do topo para último no ranking que mede a taxa de violência nos presídios do país.



Pura cascata, essa nota divulgada pelo Governo do Estado, a realidade é outra. Nossa reportagem esteve pela manhã na porta do CDP e as informações que tivemos de dentro do presídio, coloca em cheque a credibilidade da nota acima divulgada pela SEAP.

Segundo moradores e servidores da SEAP, o numero real dos presos que fugiram chegam ao dobro do que foi divulgado pelo governo, que mais uma vez tenta maquiar asa notícias para serem divulgadas a imprensa. Não sei ao certo, mais o número de fugitivos chegou entre 55 a 60 presos, menos do que isso é impossível. Comentou um um servidor, que estava de plantão no momento do ataque.

Para nós: Esconder a verdade maquiando a informação para ser divulgada na mídia, não é mais novidade, virou moda no Governo Comunista implantar números fantasmagóricos, que não correspondem a realidade dos  fatos.

O Maranhão vivenciou ontem, a maior fuga já planejada em presídio no estado. Nunca na história do Sistema Penitenciário Maranhense, fugiu tanto preso de uma só vez, em tão pouco tempo. Foi a maior fuga registrada nos últimos vinte anos

E o Governo Comunista, pra não demostrar fracasso na segurança pública, ainda solta uma nota recheada de mentiras frescas, esquecendo que o Maranhão em seu governo entrou pra história registrando a maior fuga cinematográfica de presos já existente no Brasil, através de uma ação ousada de bandidos bem armados e com estratégias montadas, explodiram os muros do presídio, resgatando ao todo quase sessenta presos, como nos informou um servidor da SEAP que estava de plantão na noite do ataque ao CDP seguido de fugas. Isso é uma vergonha para Estado e insegurança para a população maranhense

É esse o governo da mudança!



                                                      Por/Stenio Johnny
                                            Radialista/Repórter Investigativo
                                                      RPJ/MA 0001541
                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.