quinta-feira, 4 de maio de 2017

EXPOSEGMA 2017 REÚNE FORÇAS FEDERAIS E ESTADUAIS DE SEGURANÇA, COM A COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE RAPOSA



                   

As forças Armadas do Brasil, será a grande atração da edição da Exposição de Segurança do Maranhão(EXPOSEGMA) que acontecerá na cidade da Raposa no próximo dia 05 de maio, A Marinha do Brasil, com militares da Capitania dos portos,  Exército Brasileiro através do 24 Bil, e a  Força Aérea Brasileira aqui representada pelo CLA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, CTA ,DETRAN dentre outras instituições de segurança, estarão abrilhantando este grande evento, 

A EXPOSEGMA, é um projeto idealizado pela publicitária Josilma Bogéa, Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão(SSP-MA). tendo a coordenação do policial militar Manoel Neto. Este projeto tem como principal objetivo, mostrar o trabalho das forças de segurança no Maranhão, homenageando os profissionais que atuam nessa área e ao mesmo tempo realizar palestras nas comunidades, orientando a população, sobre segurança, combate ao tráfico, consumo de drogas e criminalidade no estado.

O projeto EXPOSEGMA, atua durante o ano inteiro, realizando palestras e fazendo exposições, atraindo a presença do público para conhecer de perto, atuação das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, apresentando também em suas exposições, o trabalho das nossas forças armadas compostas por Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira

                      FOTO 14
                      Resultado de imagem para fotos da EXPOSEGMA

Segundo Manuel Neto, Coordenador da EXPOSEGMA  e um dos palestrantes, o objetivo deste projeto é visitar os interiores maranhense, levando aos municípios a exposição das forças de segurança do estado. Disse que para a realização deste projeto, a exposição conta com o apoio do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, que não tem medido esforços, para que a EXPOSEGMA chegue nas cidade do interior do estado

O coordenador Manoel Neto, ressaltou que no que diz respeito ao trabalho da EXPOSEGMA na capital, as palestras estão sendo realizadas durante todo ano, princialmente nas escolas, onde o alvo maior são as crianças e adolescentes, que necessitam de uma orientação, para livra-las das garras dos traficantes e das drogas.

Disse que a Polícia Militar, assim como as demais instituições de segurança da esfera federal, estadual e municipal,  tem sido grandes parceiras deste projeto, colaborando com a EXPOSEGMA, realizando palestras, nas escolas, mostrando que essas instituições, estão sempre prontas pra defende-lo. É o estado presente preservando a ordem e a segurança publica. Concluiu!

              
                                              Guarda Municipal    
             Resultado de imagem para fotos exposegma
                  Manoel Neto/Coordenador da EXPOSEGMA em palestra
                  para alunos do ensino médio

             
Para Josilma Bogéa idealizadora do projeto EXPOSEGMA,  à  aproximação entre o estado e a sociedade é importante para provar que as politicas públicas desenvolvidas de forma constante tenha a eficácia de maximizar a relação direta com o poder público, além de mediar conflitos e desmistificar a imagem do setor público.

A interação entre a sociedade estudantil e as forças de segurança pública como no caso, dos militares do Maranhão, corroboram para o papel dos militares  que é de preservar e manter a ordem pública não só de maneira repressiva, mas também de maneira eficiente e inteligente, trazendo os estudantes para perto das forças de segurança, mostrando como o a educação é fundamental para a transformação do ser social. A EXPOSEGMA, por sua vez, como terceiro setor, tem o formidável prazer de proporcionar esta mediação entre o estado e a sociedade. Enfatizou!


                 Resultado de imagem para fotos do tenente coronel azevedo na exposegma 2016
                           Participação do Exército Brasileiro na ESPOSEGMA
                 

                 


Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República. Entre 1808 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo do Brasil, o exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea.
Em tempos de paz, as tropas do exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições. Na área da educação, cita-se como exemplo o Instituto Militar de Engenharia (IME).

                 Resultado de imagem para Fotos da Marinha do Brasil
                 Resultado de imagem para Fotos da Marinha do Brasil
                 Descrição: C:\Users\CDP.ADMIN\Desktop\cpma-internet\imagens\fotocentral.jpg
                                   MARINHA DO BRASIL

Marinha do Brasil (MB) é o ramo das Forças Armadas do Brasil responsável por conduzir operações navais. A Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina, além de ser a segunda maior marinha da América, depois da Marinha dos Estados Unidos. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil do domínio português. A maioria das forças e bases navais sul-americanas de Portugal foram transferidas para o país recém-independente. Nas décadas iniciais após a independência, o país manteve uma grande força naval e a marinha mais tarde foi envolvida na Guerra Cisplatina, nos conflitos da Bacia do Prata, na Guerra do Paraguai, bem como outras rebeliões esporádicas que marcaram a história do Brasil.
Por volta de 1880 a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa marinha da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato no desenvolvimento da marinha até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.

                 Resultado de imagem para força aérea brasileira fotos
                Resultado de imagem para força aérea brasileira fotos
               DSCN9433
                                 Força Aérea Brasileira

Força Aérea Brasileira (FAB) é o ramo aéreo das Forças Armadas do Brasil e um dos três serviços uniformizados nacionais. A FAB foi formada quando os ramos aéreos do Exército e da Marinha foram fundidos em uma força militar única. Ambos os ramos de ar transferiram seus equipamentos, instalações e pessoal para a nova força armada.
Formalmente, o Ministério da Aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "Forças Aéreas Nacionais", alterado para "Força Aérea Brasileira" (FAB) em 22 de maio daquele ano. Os ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval") foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e outros equipamentos relacionados foram transferidos para a FAB
A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a Segunda Guerra Mundial participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana.
De acordo com o Flight International e do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB tem uma força ativa de 77.454 militares e opera em torno de 627 aeronaves, sendo a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, após a Força Aérea dos Estados Unidos.

Em São Luís, as Forças Armadas, estão aqui representadas, pelo 24 BIL, comandado pelo Tenente-coronel Marcos Vinícios, a Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos, que está sob o comando do Capitão de Mar e Guerra, Andre Luís Trindade Gomes e Força Aérea representada pelo CLA, sob o comando do coronel  Luciano Valentim Rechiut.
As forças armadas se farão presentes na EXPOSEGMA 2017, com tendas armadas no local onde será realizado o evento, mostrando um poco dos trabalhos realizado em terras ar e águas maranhense, palestras também serão proferidas, assim como serão apresentadas armas embarcações, e frota  de veículos das Forças Armadas do Brasil.
                    Resultado de imagem para fotos exposegma
                   
                    
                    

A EXPOSEGMA 2017 acontecerá nesta sexta-feira(05), na cidade da raposa, com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, Foças Federais, Forças de Segurança do estado e a população da cidade de Raposa-Ma, que aguarda com grande expectativa por mais uma edição deste grande evento Cívico Militar.

                                                   Por Stenio Johnny
                                         Radialista/Repórter Investigativo
                                                   RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.