terça-feira, 2 de maio de 2017

ESPADIM MARCA COMEMORAÇÃO DOS 24 ANOS DA APMGD


A programação de entrega do Espadim marcou as comemorações de aniversário de 24 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD, da Polícia Militar do Maranhão – PMMA. Como parte da programação, aconteceu no início da noite da ultima sexta-feira, dia 28, uma grande solenidade militar que foi o coroamento desta data tão importante para a principal unidade de ensino da Corporação. 
Quarenta e quatro cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) receberam o Espadim Tiradentes, durante a 22ª formatura militar do curso que aconteceu na ultima sexta-feira (28), às 18h, no pátio do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luís.
O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. Possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos. O Cadete (aluno do curso) tem em seu currículo escolar disciplinas fundamentais, profissionais e complementares, além do Estágio Prático Supervisionado. Ao final do curso o mesmo é graduado Bacharel em Segurança Pública e declarado Aspirante a Oficial PM sendo, após seis meses de estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente PM.
                      
A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os Cadetes do CFO I da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à Polícia Militar do Maranhão – PMMA e a sociedade maranhense. Ela é conferida ao cadete que a utilizará durante o curso como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, ‘Tiradentes’.
O coronel José Frederico Gomes Pereira, disse que a Academia de Policia Militar Gonçalves Dias é a melhor academia do Brasil, ressaltando o processo de ensino na aprendizagem de cada cadete e posteriormente oficiais da briosa Policia Militar do Maranhão. Ao final o coronel parabenizou todos os novos cadetes pela vitória alcançada nessa nova etapa de suas vidas. 
Em sua fala o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou a importância da profissão do ser policial e da nobre missão que os cadetes iniciam na academia. “O policial militar é peça essencial do Estado democrático de direito atendendo a toda sociedade na manutenção da ordem pública”. Jefferson Portela também enfatizou a busca pelo comportamento exemplar que o policial deve seguir. “Marche na marcha eterna do bom caminho, buscando bons caminhos. Tenham força e garra nessa força pujante e não recuem jamais”. Finalizou o secretário.
MAIS
A Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.
Nesses 24 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.
Fonte: 5ª Seção da Policia Militar
Resultado de imagem para logo marca da pmma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.