terça-feira, 21 de março de 2017

Depois de ser exonerado da Seap, o Agente Federal Danilo Silva é preso pela Polícia Federal


                                       Resultado de imagem para fotos do policial federal Danilo dos Santos Silva
                                                     Danilo dos Santos Silva

Uma coisa está chamando à atenção dos profissionais da comunicação, o fato da coincidência da exoneração do ex-secretário adjunto da SEAP o Agente Federal, Danilo Santos Silva ocorrida dia 09 do mês em curso com sua prisão hoje.

Será se o governador estava prevendo essa prisão? Ou será se houve vazamento da operação da PF no Palácio dos Leões? Ou tudo não passa apenas de uma mera coincidência? Ou que está por trás dessa Operação Policial? Afinal, foram presos os blogueiros que mais faziam postagem em desfavor do governo e dos seus aliados.

E quanto aos vazamentos de informações, pela grandes emissoras de rádio e televisão do Brasil a nível nacional, será se essas informações são obtidas sem nem um pagamento aos informantes. Partindo desse princípio, não seria importante também  investigar essas emissoras? Mas se isso acontecesse não seria uma a fronta a lei de imprensa, não seria uma maneira de coibir um trabalho jornalístico? Uma censura a imprensa livre?

É claro que se alguém se prevalesse do fato de ter em mãos informações sigilosas sobre determinadas pessoas e tentasse  extorqui-las para que essas informações não caíssem na mídia, ficaria configurado o crime de extorsão.

Mas se o repórter conseguiu o vazamento de uma informação sigilosa, sem extorquir terceiros, não é configurado crime! Mas sim, um trabalho jornalistico investigativo. É um trabalho técnico dentro da linha de investigação midiática, usada por todos que atuam na área da notícia, principalmente, no campo do jornalismo investigativo, que é área da minha atuação e que conheço muito bem o trâmite normal e a linha certa de obter as informações, dentro da legalidade coma manda a lei.

Portanto é necessário separar o crime de extorsão, do trabalho jornalistico, para que depois não se cometa o erro na ciência e no ordenamento jurídico, de colocar na cadeia profissionais da comunicação que atuam na área do jornalismo investigativo, que não tem poder de polícia, mas quando chega pra atuar no caso, elucida um crime antes da própria polícia elucidar.

Vejam aqui a mera coincidência da exoneração do ex- secretário da Seap, o Agente Federal dias antes da sua prisão.



                              


               



                                                            Por: Stenio Johnny
                                                Radialista\Repórter Ivestigati
                                                            RPJ\MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.