sexta-feira, 29 de maio de 2015

Rádio Web Justiça do Maranhão já foi ouvida em 25 países




A produção jornalística, jurídica e cultural é elaborada pela equipe de Comunicação do Poder Judiciário (Foto: Ribamar Pinheiro)

Em apenas duas semanas de atividade, a Rádio Web Justiça do Maranhão alcançou ouvintes em 25 países, segundo levantamento estatístico da ferramenta de internet Google Analytics.
Desde que foi lançada, no dia 13 de maio passado, pela presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire, a emissora ultrapassou as fronteiras do Brasil e conquistou público em lugares como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, China, Índia e Emirados Árabes, dentre outros.
A Rádio Web Justiça do Maranhão transmite, 24 horas por dia, noticiários, opinião, entrevistas e informativos de serviços dos órgãos do Poder Judiciário estadual, além de uma programação musical diferenciada. Pode ser acessada por meio de desktop (computador de mesa), notebook, tablet ou celular no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br). A programação jornalística, jurídica e cultural é produzida pela equipe de Comunicação do Poder Judiciário.
PROGRAMAÇÃO – A grade de programação já conta com sete. produções próprias. A cada meia hora, o ouvinte fica informado por meio de um dos noticiários: “ESMAM Notícias”, “A Justiça e o Cidadão” e “Corregedoria em Foco”.
O jornalismo também conta com o programa “Resposta de Direito”, de entrevista com juiz ou desembargador sobre assunto de interesse público, e o “Ponto de Vista”, um artigo sobre tema da atualidade jurídica.
A cada dez minutos, nos intervalos da programação musical e jornalística, são transmitidas informações que explicam ao cidadão como acessar serviços prestados pelo Judiciário maranhense, como a consulta processual, Ouvidoria e Telejudiciário.
Em junho, a emissora também vai passar a transmitir, online, uma sessão diferente das câmaras do TJMA a cada manhã.
A programação musical tem muitas faixas instrumentais e releitura de grandes sucessos. O “Faixa Nobre”, programa que mostra um pouco da história e do trabalho de grandes ícones do jazz e do blues, é apresentado a partir das 17h de sexta, com reapresentações a cada cinco horas, até a madrugada de segunda.
Mas o foco do novo veículo de comunicação é a razão de ser do Judiciário: o jurisdicionado. Como diz o próprio slogan da emissora, “Rádio Web Justiça do Maranhão: um novo jeito de transmitir justiça ao cidadão”.

Pode ser acessada por meio de desktop (computador de mesa), notebook, tablet ou celular no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br)



Assessoria de Comunicação do TJMA
http://www.tjma.jus.br
(98) 3198-4370

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Representantes do Grupo de Monitoramento Carcerário do TJMA participam de encontro do CNJ



Ariston Apoliano, Froz Sobrinho e Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, acompanhados de servidoras do TJSE

O desembargador Froz Sobrinho participou, em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio, no auditório  do Supremo Tribunal Federal (STF), do Workshop Nacional dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs), que discute o aprimoramento da atuação da Justiça junto ao sistema carcerário brasileiro.
Além do magistrado, que é presidente do GMF do Tribunal de Justiça do Maranhão, os juízes Fernando Mendonça (2ª VEP) e Mário Márcio (auxiliar da CGJ), e o secretário executivo da Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF-TJMA), Ariston Apoliano, integram a equipe do Judiciário maranhense.
O workshop foi aberto pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). O evento é destinado aos desembargadores, juízes, servidores dos tribunais de Justiça e tribunais regionais federais, membros dos GMFs.
Idealizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o workshop busca aperfeiçoar e disseminar novas técnicas para a administração da Justiça na execução penal. Também protagoniza todo o workshop a discussão sobre a implantação de um "Sistema de Execução Penal Unificado (Seeu)", capaz de facilitar a fiscalização e a gestão do cumprimento das penas de todos os detentos no Brasil.
O grupo do Maranhão apoiou a criação da nova sistemática e sugeriu no workshop que o novo processo de execução penal unificado use a base de dados dos TRE e TSE, por ser de numeração única e facilitar o acompanhamento processual penal.
ABERTURA - Na abertura, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, definiu o projeto da audiência de custódia como fundamental para a garantia da dignidade da pessoa humana e também para eliminar uma cultura do encarceramento vigente no país. Ele alertou para o fato de, no Brasil, 42% dos 600 mil detentos serem presos provisórios, ou seja, ainda não julgados, muitos dos quais autores de pequenos delitos.  
No primeiro dia do evento, o ministro abordou, ainda, outras iniciativas do CNJ voltadas à melhoria das condições do sistema carcerário. Uma delas é o programa Cidadania nos Presídios, para aprimorar a tramitação dos processos dos detentos, a fiscalização das condições dos estabelecimento prisionais e a reinserção social dos apenados. Outra iniciativa citada, em fase de discussão, é um programa destinado a melhorar as condições de saúde dos presos.

Assessoria de Comunicação do TJMA
http://www.tjma.jus.br
(98) 3198-4370

quarta-feira, 27 de maio de 2015

SJNOTÍCIAS, NOTA DE ESCLARECIMENTO:




O cantor e repórter Stenio Johnny titular deste blog, torna público que em virtude de um acidente sofrido por ele na noite do domingo próximo passado por volta dás 19:15, na avenida São Luís Reis de França, onde uma Hillux, de placa e condutor não identificado intencionalmente bateu na traseira da moto pilotada pelo repórter, causando além de escoriações em seu corpo, lesão na costela esquerda, o blog Sjnotícias ficou fora do ar por alguns dias.

Por determinaçao da médica que o assiste, o repórter e cantor maranhense Stenio Johnny(53), está em repouso absoluto em seu apartamento no Jardim Eldorado. Segundo Johnny o Sjnotícias estará de volta amanhã quinta feira(28) com  postagens normais.

O repórter-cantor agradece a Deus por não ter  permitido, que o pior acontecesse, a gradece ainda, as mensagens de solidariedade recebidas dos seus  fãs na música, assim como amigos e internautas que acompanha o blog Sjnotícias que enviaram mensagens desejando ao repórter, um pronto restabelecimento.

Stenio Johnny avisa aos seus fãs na música, que mesmo com a costela lesionada, estará cantando na sexta feira e no sábado no Empório X na Cohab, na Av. 16 ao lado do Pop Center da Cohab, a partir das 20 horas.

"Sou Feliz por ter Deus pai e criador do mundo ao  meu lado. Me amando, me protegendo  e me abençoando.
Sou feliz por ser iluminado por ele.  Por isso agradeço a Deus todos os dias por estar vivo"

 Um forte abraço a todos.

 Stenio Johnny

terça-feira, 26 de maio de 2015

Servidores de várias secretarias do governo do Maranhão, denunciam perseguições por parte dos secretários do governo da mudança


Resultado de imagem para fotos do governador flávio dino
Governador Flávio Dino, preocupado com a sua equipe
de governo


O governo Flávio Dino tem como marca principal o revanchismo e perseguição aos servidores do estado, desde que assumiu o governo nunca se viu tanta demissão de terceirizados, tanto remanejamento e perseguição aos servidores concursados como se está vendo agora.

O blog Sjnotícias foi acionado, por servidores de várias secretarias, segundo eles o clima está ruim dentro do local de trabalho, nunca se viu uma gestão estadual com tanta gente prepotente, arrogante, como os que assumiram os cargos do primeiro escalão do governo, com a missão de demitir e persegui aqueles que fizeram parte da administração passada.

Em conversa com um servidor da Secretaria de Turismo, ele revelou ao titular deste blog, que o clima lá não é nada bom, a secretária vive perseguindo os que trabalham naquela secretaria, e que lá existe tratamento diferenciado para os servidores que não são do grupo do governo. Me sinto como se fosse um judeu perseguido por nazistas, disse o servidor concursado do estado. É este o governo da mudança, indaga o servidor?, revoltado com a maneira como estão  sendo tratados os servidores na secretaria de turismo.

Outra secretaria do governo que adota o mesmo sistema é a Sejap. Segundo os servidores, que ainda trabalham  lá, está secretaria é a que mais demite terceirizados, remaneja servidores concursados e que mais admite novos funcionários sem concurso.

Comandada por uma mineirada que caiu de paraquedas no "governo da mudança", o Secretário Murilo Andrade está fazendo do jeito dele, trazendo seus colegas mineiros para os principais cargos daquela secretaria, primeiro vieram com ele duas malas sem alça a já conhecida subsecretária Camila Neves, que foi assessora especial no governo Roseana, e foi exonerada por má conduta, e a mineira Cristina Tavares assessora de comunicação, conhecida por passar notas equivocadas pra imprensa, que por conta disso, caiu no descrédito da imprensa maranhense. Hoje informação passada por Cistina Tavares não tem nenhum valor, a mando  do secretário Murilo Andrade, ela tenta tapar o sol com uma peneira mineira mas não consegue.

Os funcionário da Sejap trabalham em um clima de tensão, enquanto  o secretário segue tranquilo, dizendo que veio administrar a Sejap a pedido do Ministro da justiça, que a indicação foi do ministro da Justiça e não do governo Flávio Dino, por isso ele faz o que ele quer, pois sabe que Dino não vai se opor ao ministro, o exonerando do cargo de secretário. Esse é o governo da mudança?

Na secretaria da saúde o clima é insuportável diz os servidores, perseguições, demissões em massa, e assim segue em todas as secretarias do governo, na comunicação nem se fala, lá os colegas jornalistas não tem liberdade de expressão, até pra dizer "ai" tem que passar pelo crivo do primeiro ministro Marcio Jerry que comanda o estado. A Secom tem um secretário que é pau mandado do primeiro Ministro e só divulga o que o primeiro ministro Marcio Jerry autoriza.

Diante deste  quadro o governo Flávio Dino começou a cair diante na credibilidade do povo maranhense, até mesmo dos que lhe elegeram, o namoro está chegando ao fim, o sonho da mudança, começa a se transformar em pesadelo. Se o povo saiu  de uma "Oligarquia" como prega Dino até hoje em discurso fajuta e ultrapassado usado em campanha, este mesmo povo entrou numa dinastia comandada pelo primeiro Ministro, o indetestável Marcio Jerry.

Semana passada, a equipe do Sjnoticias esteve no Palácio dos Leões cobrindo um evento e o papo que rolava nos bastidores, é que Dino estaria super preocupado com a sua imagem como chefe de estado, e que deverá fazer uma mini-reforma governamental no final de julho, ainda segundo fontes de dentro do governo, pelo menos cinco secretários devem cair, me falaram os nomes mas pediram-me que eu mantivesse sigilo nesta informação, pois se eu divulgasse a lista dos que provavelmente devem cair, facilmente o governo  iria saber de onde partiu a fonte, pois até agora poucos sabem desta possível mini-reforma

Na nossa opinião a primeira mudança seria governar o Maranhão com direitos iguais para o todos o que não está acontecendo. Segundo, deixar mágoa, revanchismo e perseguição de lado e procurar viver o momento atual do seu governo, procurando trabalhar nos principais setores da administração como: Segurança, saúde, educação e infraestrutura.

Outra medida que deve ser adotada imediatamente, é a  redução dos poderes do primeiro ministro Marcio Jerry, o estado não pode continuar com um governador e um primeiro ministro, a propósito comenta-se nos bastidores políticos, que Marcio Jerry se tornou uma figura tão indetestável, que quando ele chega em qualquer evento do governo, secretários e políticos da base governista dizem: Lá vem o primeiro Ministro, um olha  pro outro e diz ichi!. É o famoso ministro ichi.

"Com toda essa popularidade", o ministro ichi, ainda pensa em se lançar vice na chapa de EDH apoiado por Dino nas eleições de 2016. Ichi. Pense em merda puxada a balde furado!

Enquanto isso o povo segue na esperança de um dia que ninguém sabe quando, o estado possa sair do mar de lama que navega, pra  navegar no mar da tranquilidade. Esperamos que não tenha que acontecer um dilúvio pra uma mudança acontecer.

"O governo da mudança", começa a ser visto pelo povo, como o governo da lambança, o que era "Oligarquia", passou a ser uma dinastia comandada por um primeiro ministro. Ichi!



                                                      Por Stenio Johnny
                                             Radialista/Repórter Investigativo
                                                      DRT/MA 0001541

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Repórter Stenio Johnny é vítima de acidente




O repórter Stenio Johnny titular deste blog foi vítima de um acidente de moto na avenida do Turú próximo ao supermercado Mateus.

O fato aconteceu quando o Johnny vinha pilotando a sua moto, quando foi pego por uma Hillux, de placa e motorista não identificado, batendo na traseira da motocicleta. Stenio Johnny ainda tentou se equilibrar, mas com o impacto, sacou da moto indo de cabeça ao solo e logo após, bateu com a costela, por sorte graças as mãos de Deus, o repórter foi salvo pelo capacete, apesar do forte impacto, não atingiu a cabeça.

Na queda Johnny fraturou uma costela e sofreu vários hematomas nas pernas, pés e braços tendo sofrendo ainda uma luxação, no braço esquerdo, além de sofrer um corte nos joelhos que o fez perder bastante sangue.



O condutou da Hillux não parou pra prestar socorro, saindo em velocidade deixando o repórter estendido ao solo.

Pura maldade
Segundo o Stenio Johnny, o acidente foi causado intencionalmente, pois a pista estava livre. O que ele fez foi pura maldade. Disse Stenio Johnny.

Um cidadão que estava com o seu carro estacionado no local do acidente, viu tudo e confirmou que o condutor da Hillux agiu intencionalmente.

O repórter vai registrar um BO, e entrar em contato com o Ciops pra saber se as imagens do acidente foram capitadas, no sentido de identificar e processar o irresponsável que tentou contra a sua vida.


                
                                                   Stenio Johnny 
                                       Radialista/Repórter Investigativo
                                                   DRT/MA 0001541

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Grande Loja Maçônica do Maranhão realizou um grande evento para comemorar a iniciação magna de três novos membros



                    Secretário Jefferson Portela, Grãos Mestres das lojas maçônicas
                   do Maranhão, Piauí, Ceará, secretário da confederação símblólica
                   da maçonaria em Brasília, e outros membros

A grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão comemorou no sábado(16) em sua sede no bairro do Bequimão o evento de iniciação magna, com o ingresso de três novos membros na maçonaria do maranhão, o que é motivo de festa para os maçons de todo o estado.

O evento contou com os grãos mestres da maçonaria do Maranhão, Ubiratan João de Castro do Ceará, Sílvio Paiva, José Benício do Piauí e do secretaria simbólico da maçonaria em Brasília Etevaldo Fontinelle.

O evento contou também com autoridades locais e do interior do estado que vieram participar deste momento impar da maçonaria do Maranhão, o secretário de estado de segurança pública do Maranhão do Jefferson Portela membro da maçonaria se também se fez presente.
                           
                            
                                     Maçons do Maranhão e de outros estados

 Luís Adriano Ribeiro Barbosa, Paulo Robson costa e Silva Júnior e Rui Manoel da Silva, são os três novos membros da maçonaria do maranhão os novos iniciantes, passaram a fazer parte da Loja Maçônica Renascença  nº 40, que tem como presidente o Advogado David Ferreira Araújo.

O evento contou com a participação especial de um DJ com um repertório pra todo mundo dançar, com músicas das décadas de ouro, altamente selecionado, a atração maior ficou por conta da belíssima apresentação do Boi de Nina Rodrigues, um show com liadíssimas índias, que encantaram a todos os presentes.

                                      Rui Manoel iniciante/David presidente da loja 40
                                              Índias do Bumba Boi de Nina Rodrigues                               


                               

Foi uma grande festa regada a cerveja, vinho caipirinha, sem contar com um Bar Man, com bebidas variadas,  meia noite foi servido um buffet, para os convidados o evento rompeu a madrugada, foi uma frande confraternização da maçonaria no Maranhão.
Estavam presentes alem dos irmãos ma
çons, as cunhadas ou samaritanas como são chamadas as mulheres esposas dos membros da maçonaria

                                                                   Ivrmães Samaritanas
               Secretário Jefferson Portela, cunhados, cunhadas e Boi de Nina Rodrigues                                  


O Sjnotícias esteve presente ao evento, ocasião em que entrevistou os grão mestres do Maranhão, Ubiratan de Castro, o grã mestre do Ceará, Piauí, o secretário simbólico da maçonaria de Brasília, o secretario de estado da segurança pública, e membro da maçonaria Dr. Jefferson Portela, Rui Manoel, um dos novos membros da maçonaria e outros membros de lojas maçônica presentes. veja aqui um pouco da história da maçonaria.

                           
Assistam aqui as matérias do evento com o repórter Stenio Johnny

Secretário de segurança Jefferson Portela

                                                      https://youtu.be/S3IViBu5mwQ

                                             Grão Mestre Ubiratan João de Castro
                                                https://youtu.be/CosN3AIGQXk

                                          Silvio Paiva/Grão Mestre Loja Maçônica/Ceará  
                                                         https://youtu.be/LKJ8TceNdaQ

                                          Etevaldo Fontinelle/Secretário da Maçonaria/DF
                                                       https://youtu.be/_32Rwommlt8
                                          
                                          Rui Manoel/Novo membro da maconaria
                                                    https://youtu.be/fpuHr_x476U
                       
                                         José Banício/Venerável L. maçônica Terezina/PI
                                                      https://youtu.be/oGRkK_cNhFc

                                                                Valmir Maia
                                                      https://youtu.be/x0_MA2W-xGw

                                                        Bumba Boi de Nina Rodrigues
                                                    https://youtu.be/2pO6xxZvsv8


Maçonaria no Brasil

 GOB fez a Independência do Brasil, o maior acontecimento da Nação. Numa data posterior, o segundo grande acontecimento do Brasil, a Proclamação da República, foi realizada pelo então, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil: O Marechal Deodoro da Fonseca.
Antes da Proclamação da República é justo destacar a grandiosa missão de Duque de Caxias para manter a unidade do Império. Se não fosse a experiência iluminada deste grande brasileiro, Herói Nacional, o Brasil teria se esfacelado em várias repúblicas. Duque de Caxias foi Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho e Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil.
Selo do Rito Brasileiro.
Aliás, o papel do Grande Oriente do Brasil, na formação política do nosso país, foi de grande importância. Desse papel fala o grande pesquisador Adelino de Figueiredo no seu livro, NOS BASTIDORES DO MISTÉRIO: "O Grande Oriente do Brasil foi durante mais de um século, o manancial inesgotável onde o Império e a República recrutavam alguns dos mais insignes estadistas.

Grandes campanhas

Através de homens de alto espírito público, colocados em arcas importantes da atividade humana, principalmente em segmentos formadores de opinião, como as Classes Liberais, o Jornalismo e as Forças Armadas - o Exército, mais especificamente - O Grande Oriente do Brasil iria ter, a partir da metade do século XIX, atuação marcante em diversas campanhas sociais e cívicas da nação.

Campanha pela extinção da escravatura negra no país

Assim, distinguiu-se na campanha pela extinção da escravatura negra no país, obtendo leis que foram abatendo o escravagismo, paulatinamente; entre elas, a "Lei Euzébio de Queiroz", que extinguia o tráfico de escravos, em 1850, e a "Lei Visconde do Rio Branco", de 1871, que declarava livre as crianças nascidas de escravas daí em diante. Euzébio de Queiroz foi maçom graduado e membro do Supremo Conselho da Grau 33; o Visconde do Rio Branco, como chefe de Gabinete Ministerial, foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil. O trabalho maçônico só parou com a abolição da escravatura, a 13 de maio de 1888.

Campanha republicana

A Campanha republicana, que pretendia evitar um terceiro reinado no Brasil e colocar o país na mesma situação das demais nações centro e sul-americanas, também contou com intenso trabalho maçônico de divulgação dos ideais da República, nas Lojas e nos Clubes Republicanos, espalhados por todo o país. Na hora final da campanha, quando a república foi implantada, ali estava um maçom a liderar as tropas do Exército com seu prestígio: Marechal Deodoro da Fonseca que viria a ser Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.
Durante os primeiros quarenta anos da República - período denominado "República Velha" - foi notória a participação do Grande Oriente do Brasil na evolução política nacional, através de vários presidentes maçons, além de Deodoro: Marechal Floriano PeixotoManoel Ferraz de Campos Salles, Marechal Hermes da FonsecaNilo PeçanhaWenceslau Brás e Washington Luís Pereira de Sousa.

Grandes Dissidência

Primeira Grande Dissidência - 1927

Em 1927 após surgiram as Grandes Lojas Brasileiras de uma dissidência do GOB. Se fizermos as contas, constataremos que de 1822 para 1927 transcorreram exatamente 105 anos. As Grandes Lojas formam a CMSB. Comissão da Maçonaria Simbólica do Brasil – um sistema confederado.
Esse "Cisma" provocou graves consequências para a Maçonaria Brasileira, não provocando apenas a evasão de Lojas do Grande Oriente do Brasil para outras Potências, fomentou também a discórdia entre Maçons, principalmente aqueles que desconhecem, ou ignoram que a Maçonaria, seja qual for a denominação, ou titularidade que se lhe venham dar, é, por sua natureza universal e antidogmática, indivisível.
Como se isso não bastasse, pouco tempo depois, Getúlio Vargas implanta a ditadura do chamado "Estado Novo", com receio do crescimento do movimento Integralista Brasileiro que tinha como líder Nacional Plínio Salgado. A ditadura, também não suportava os ideais Maçônicos e moveu terrível perseguição aos Maçons Liberais, fechando consequentemente, a maioria das Lojas
.
Mesmo com tudo isso o Grande Oriente do Brasil, continuou como ponta-de-lança da Maçonaria, em diversas questões nacionais, como: anistia para presos políticos, durante períodos de exceção, com estado de sítio, em alguns governos da República; a luta pela redemocratização do país, que fora submetido, desde 1937, a uma ditadura, que só terminaria em 1945; participação, através das Obediências Maçônicas européias, na divulgação da doutrina democrática dos países aliados, na 2ª Grande Guerra (1939 - 1945); participação no movimento que interrompeu a escalada da extrema-esquerda no país, em 1964; combate ao posterior desvirtuamento desse movimento, que gerou o regime autoritário longo demais; luta pela anistia geral dos atingidos por esse movimento; trabalho pela volta das eleições diretas, depois de um longo período de governantes impostos ao país.

Segunda Grande Dissidência - 1973

Transcorridos 151 anos após a criação do Grande Oriente do Brasil, surge a Confederação Maçônica do Brasil - COMAB da Segunda Maior dissidência do GOB. Reunindo osGrandes Orientes Independentes e congrega Grandes Orientes Estaduais Autônomos em cada Estado da Federação.
Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. Proclamada a eleição dos candidatos oficiais, inconformados com a decisão, dez Grandes Orientes Estaduais, federados ao Grande Oriente do Brasil, desligaram-se deste proclamando-se Obediências autônomas e independentes, expondo as razões por que o faziam.
Em 4 de agosto de 1973, fundou-se, em Belo Horizonte (MG), o Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, congregando, então, as dez Obediências dissidentes São PauloMinas GeraisCearáRio Grande do NorteRio Grande do SulParanáDistrito FederalMato GrossoSanta Catarina e Rio de Janeiro, então dissidentes do Grande Oriente do Brasil.
Hoje, são dezoito os Grandes Orientes Estaduais que integram a Confederação Maçônica do Brasil — COMAB, sucessora do Colégio de Grão-Mestes da Maçonaria Brasileira, desde 6 de abril de 1991.


A Maçonaria no Maranhão teve o seu início no ano de 1959 hoje são 48 lojas em todo estado com um total aproximado de 1433  maçons.


                                                               
                                                       Por/Stenio Johnny
                                                Radialista/Repórter Investigativo
                                                       DRT/MA 0001541

  

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Unidade de Monitoramento Carcerário e Conselho Penitenciário inspecionam prisão em Rosário



Inspeção nas unidades prisionais é competência da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA

A Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF-TJMA) e o Conselho Penitenciário Estadual realizaram, no último dia 14, inspeção na unidade prisional da cidade de Rosário. A fiscalização contou com a presença do Conselho Penitenciário e teve objetivo de verificar as instalações físicas e a situação dos presos.
Atualmente, a unidade prisional abriga 100 presos, sendo 72 provisórios, 18 no regime fechado e 10 no semiaberto. No entanto, a capacidade é para 60 detentos. Na inspeção, a comissão observou que as celas se encontram em mau estado de conservação. A maioria dos internos reclamou da qualidade da alimentação fornecida.
Segundo o diretor da UMF, desembargador Froz Sobrinho, as inspeções fazem parte das atividades rotineiras da Unidade, em cumprimento a determinação do Conselho Nacional de Justiça.
O levantamento das pendências será encaminhado pela Sejap às áreas competentes para que tomem as providências necessárias.
Participaram da vistoria Gerson Lelis Costa (UMF-TJMA), Thayná Freire de Oliveira (conselheira penitenciária da Procuradoria da República),  Carlos Jorge Avelar Silva (procurador de justiça),  Yuri Michael Pereira Costa (defensor público federal), Francisca Morais da Silveira (psicóloga e conselheira penitenciária), Ruy Palhano Silva (psiquiatra), Suzana Castello Branco (defensora pública estadual), Ana Carolina Valinhas (defensora pública federal) e Erivelton Lago (advogado criminalista), além dos conselheiros Gilmar Santos e o pastor evangélico Ribamar Santos, ambos do Conselho da Comunidade.

Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Polícia Civil e Militar realizam operação e prendem suspeitos de assalto


                 Assaltantes presos

Uma ação rápida desenvolvida por policiais civis, militares e ainda com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) resultou na prisão de cinco suspeitos na terça-feira (19), pela tentativa de um assalto localizado nas proximidades do prédio das Minas e Energias. Na ação houve troca de tiros, sendo que primeiramente foram presos três dos suspeitos e, em perseguição, foram presos mais dois. dos cinco três eram foragidos da justiça, eles foram encaminhados para a delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para serem autuados em flagrante.


                            Delegado Marcos Affonso está realizando um bom trabalho
                            a frente da delegacia de roubos e furtos de Veículos
                            

De acordo com o delegado Marcos Affonso que responde pela delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), a ação iniciou com uma perseguição por volta das 16h, em que os suspeitos foram interceptados na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau. Houve troca de tiros e três deles foram presos imediatamente. Um dos presos foi um adolescente que estava conduzindo o veículo da marca Fiesta de placas OJO 0148. Outros dois suspeitos conseguiram fugir, adentrando ao prédio da Secretaria de Minas e Energias, onde fizeram um casal de refém. Após negociação com os policiais, os suspeitos se entregaram.


                                     Carro  roubado usado para assalto e fuga

O delegado explicou que os suspeitos pretendiam assaltar a Agência dos Correios, que funciona no Shopping do Automóvel. Eles foram identificados como Wanderson Gerson Correia Ribeiro, conhecido como “Coringa”, foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas; Leandro Rocha da Silva, o “Guachelo”, suspeito de traficar de drogas; ThalisonRuan Sousa Melo, 18 anos; e James França Alencar, 27 anos que também é foragido da Justiça; além de um adolescente de 16 anos que foi apreendido na operação.
Com os suspeitos foram apreendidas três armas de fogo, sendo duas pistolas e um revólver calibre 38. Todos os envolvidos na ação foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para prestarem depoimento.



                                Armas que estavam em poder dos assaltantes


A reportagem do Sjnoticias acompanhou de perto a ação da polícia e as prisões dos assaltantes


Vejam aqui as matérias produzidas pelo repórter Stenio Johnny


                                      Polícia do Maranhão prende assaltantes
                                               https://youtu.be/STkU9NZOFzI

                                      Assaltantes presos em São Luís-MA
                                            https://youtu.be/cB_JqxMpLKs


                                     Coronel Ribeiro fala/prisão de assaltantes
                                               https://youtu.be/ZxywLyBXv9U


                                              Delegado Marcos Affonso
                                              https://youtu.be/pPkCKwfYJFQ